A Volvo Trucks está iniciando, na Suécia, a produção em série das versões elétricas da linha de produtos mais importante da empresa, seus caminhões pesados: Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX. Esses caminhões podem operar com um peso total de 44 toneladas* e os três modelos representam cerca de dois terços das vendas da empresa.
Com essas novas adições, a Volvo Trucks tem seis modelos de caminhões elétricos em produção em série globalmente – a mais ampla linha de caminhões elétricos do setor.
“Este é um marco e prova que estamos liderando a transformação da indústria. Faz menos de dois anos que exibimos nossos caminhões elétricos pesados pela primeira vez. Agora estamos aumentando os volumes e entregaremos esses caminhões para clientes em toda a Europa e, mais tarde, também para clientes na Ásia, Austrália e América Latina”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A produção em série dos caminhões elétricos pesados da Volvo começará na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano em Ghent, na Bélgica. A Volvo produz os caminhões elétricos na mesma linha de seus caminhões convencionais, o que confere alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova fábrica de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.
A demanda por caminhões elétricos está aumentando rapidamente em muitos mercados, com uma força motriz sendo a necessidade de os compradores de transporte mudarem para transportes livres de fósseis para cumprir suas metas de sustentabilidade. O portfólio elétrico da Volvo Trucks poderia cobrir cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas na Europa atualmente.**
“Vendemos cerca de 1.000 unidades de nossos caminhões elétricos pesados e mais de 2.600 de nossos caminhões elétricos no total. Esperamos que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que vendemos globalmente devem ser elétricos”, comenta Roger Alm.
A linha elétrica de seis modelos de caminhões da Volvo Trucks cobre uma ampla gama de aplicações, como distribuição urbana e manuseio de lixo, transporte regional e trabalhos de construção.
*Peso Bruto de Combinação (GCW).
**De acordo com as estatísticas do Eurostat “Transporte rodoviário de mercadorias por distância” (2018), 45% de todas as mercadorias transportadas por estrada na Europa percorrem uma distância inferior a 300 km.