Com Lucia Camargo Nunes, de São Paulo, SP, atendendo convite da Volkswagen
A Volkswagen do Brasil, junto com a Volkswagen Financial Services, anunciou a criação da Vou, uma fintech com o objetivo de melhorar o acesso ao crédito de seus parceiros de negócios, fornecedores e concessionários neste primeiro momento.
É o primeiro grupo de mobilidade a entrar nesse segmento digital. As transações da ordem de R$ 33 bilhões por ano e mais de 2.700 empresas conectadas diretamente (2.200 fornecedores e 478 concessionários) permitiram que a Volks abrisse esse novo caminho.
Em um primeiro momento, a nova plataforma financeira digital, já em funcionamento, opera apenas com pessoas jurídicas.
Empresas de qualquer porte podem abrir uma conta na Vou e ter acesso a produtos de gestão de caixa, como antecipação de recebíveis a taxas atrativas e competitivas – a Volks, contudo, não detalhou as taxas que está oferecendo.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil disse que as empresas tinham essa carência. “Elas precisam antecipar pagamentos e estão com dificuldade de acessar o crédito, escasso e com altas taxas”, afirma. “Nosso modelo de negócio, de vender carro e peças, pode ficar mais forte ainda com os nossos serviços.”
Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services Brasil e América do Sul, observa que o mercado financeiro evoluiu, houve uma simplificação de processos e a competitividade também aumentou.
“Vimos uma oportunidade. Tudo o que a gente faz vai impactar o início da cadeia, quem está no meio e o usuário final. Vamos conceder crédito e oferecer solução a um ecossistema simples, acessível, digital e com uma proposta de valor que faça sentido”, completa Capuruço.
Em relação ao Banco Volkswagen, o executivo diz que a Vou será uma ferramenta complementar.
“É uma startup. Vamos promover soluções a parceiros e facilitar crédito, usando o peso da Volks. Os investimentos maiores virão depois”, conclui Possobom.