O BMW Group Brasil convocou essa semana os donos de veículos da marca a procurarem uma concessionária para agendar, de forma gratuita, a substituição do airbag do passageiro dianteiro.
Os motoristas devem consultar o site da empresa (www.bmw.com.br) ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall (0800 019 7097/0, para verificar se os modelos de seus carros foram equipados com os airbags da marca Takata.
Os Dispositivos da Takata podem explodir quando expostos por muito tempo ao calor e umidade elevados, o que desencadeou o maior recall da história dos Estados Unidos.
Já são ao menos 25 mortos e mais de 400 feridos nos Estados Unidos relacionados ao defeito de fábrica, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário.
Três linhas de modelos da BMW com airbags do motorista da Takata são afetadas: a série BMW 3 (E46) de 2000-2006, incluindo M3, a série 5 de 2000-2003 (E39), incluindo M5, e os X5s de 2000-2004 (E53). O recall também envolve os modelos BMW 1, X1, X3, X5 e X6 feitos em certos anos, conforme o site da fabricante de automóveis.
A empresa, nos EUA, pede até que seus clientes “não tirem os carros da garagem”, exceto se for para levar até uma concessionária.
Investigações sobre problemas com os airbags japoneses começaram no início dos anos 2000. A empresa se declarou culpada de acusações criminais e concordou em pagar US $1 bilhão em multas em 2017, com US $850 milhões reservados para montadoras. A Takata entrou em falência no mesmo ano e os recalls continuaram até hoje.