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Polo Automotivo Stellantis de Goiana – 8 anos e mais de 1 milhão de veículos

Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região em que está instalado.

Você tem ideia de quantos veículos da Jeep circulam no Brasil. Pode ter certeza que são mais de 1 milhão e essa história, que parece recente, tem muitos anos no retrovisor.

A produção da Jeep em território nacional vem de longa data, desde fim dos anos 40, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.

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Nessa última semana tivemos a visita oficial do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que marcou o início da produção em série do quinto modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco.

Trata-se da picape Rampage, da marca Ram, que será lançada ao mercado nos próximos dias. Com mais este modelo em linha, o Polo Automotivo passa a produzir veículos de três marcas distintas: Jeep, Fiat e Ram.

Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região em que está instalado.

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O Polo promove a localização industrial, reunindo em um mesmo perímetro industrial uma planta de produção de automóveis que é um Parque de Fornecedores com 18 empresas, ocupando uma área construída total de 530 mil metros quadrados.

A cadeia de valor continua a crescer com a atração de novos fornecedores. Atualmente, são 38 fornecedores instalados em Pernambuco e há negociações em curso para a ampliação da cadeia de fornecedores na região Nordeste.

O Polo Automotivo foi implantado com um investimento inicial de R $11 bilhões. Em 2018 teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R $7,5 bilhões até 2025, em desenvolvimento de produtos, Pesquisa, Pesquisa, Pesquisa&Desenvolvimento, sistemas de produção e capacitação de pessoas. Assim, os investimentos totalizam R $18,5 bilhões.

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A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidas 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.

A implantação do Polo Automotivo observou o compromisso com o desenvolvimento social desde o início do projeto, com a utilização predominante de mão de obra local e investimentos em capacitação profissional.

Hoje, 85% dos trabalhadores são pernambucanos, principalmente residentes do entorno da fábrica. São empregados 14,7 mil trabalhadores na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeia produtiva, são gerados cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Suas atividades se expandem para além da produção, através da operação de centros de pesquisa e desenvolvimento, como o Centro de Projetos, Centro de Software e o Campo de Provas, que é o maior laboratório automotivo a céu aberto do país.

Esta estrutura faz parte do Ecossistema de Inovação da Stellantis, que incentiva o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, somando aos próprios recursos a inteligência e as competências de fornecedores, universidades, órgãos de governo e centros de pesquisa e desenvolvimento. 

A partir do lançamento da picape Rampage, o Polo Automotivo passa a produzir cinco diferentes modelos: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e a nova picape Ram. Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de Engenharia e Design: Fiat Toro, Jeep Commander e a Rampage.

História em evolução constante – Tudo começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma das fábricas automotivas mais modernas do planeta.

Foi ali que a Jeep resgatou a sua história de produção nacional, na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE), e conquistou essa incrível marca. Aliás, fabricar um carro com tantos atributos e tecnologias como um Jeep requer também uma fábrica moderna, além do principal: uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz.

Também em 2015 – março – a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade. Sucesso traduzido, entre outros aspectos, em seu volume de produção, com 538.845 unidades até o final de março.

No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. O Compass chegou ao mercado brasileiro com o propósito de ampliar a categoria dos SUVs médios, a qual lidera desde então. Além disso, foi o SUV mais vendido no geral em 2017 e 2018. O modelo é responsável por 420.071 unidades produzidas.

Em 2021, a marca redefiniu o segmento de SUVs grandes com o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no país. O volume de produção do Commander também impressiona, com 41.084 unidades produzidas até o final de março. Um número expressivo na categoria em que o modelo de 7 lugares está posicionado.

E não esquecendo a pergunta do início da nossa coluna, existem muito mais de 1 milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não só pelo país, mas por toda a América Latina.

A Stellantis continua a avançar na liderança dos principais mercados da América do Sul. A empresa encerrou o mês de maio com 244 mil unidades vendidas no acumulado do ano no Brasil (32,2% de participação), 57,7 mil veículos registrados na Argentina (31,3%) e 16,9 mil unidades (12,33%) no Chile.

Curiosidades

1- Se enfileirar todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana (1 milhão), podemos praticamente cruzar o Brasil e fazer uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (4.394 km), considerando o comprimento dos três modelos nacionais (Renegade = 4.268 mm, Compass = 4.400 mm, Commander = 4.769 mm).

2 – Considerando a produção de 1 milhão, foram 213 mil unidades 4×4 que saíram das linhas de montagem de Goiana.

3 –   Dentre os 1 milhão de Jeeps fabricados, o Renegade foi o modelo mais produzido nesses 8 anos.

4 – Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana.

5 – As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados.

6 – 1 milhão é um número tão expressivo, que é maior do que a população de grandes capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas lindas cidades brasileiras tivesse um Jeep e ainda sobraria.

A marca de 1 milhão conquistada no fim de março de 2023 leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiana.

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