O avanço da tecnologia proporcionou à indústria diversas opções para o corte de materiais, um processo fundamental no dia a dia da produção em diversos segmentos do mercado. Atualmente, é possível cortar desde plásticos até metais com extrema facilidade, obtendo excelentes resultados tanto na produtividade quanto no acabamento. Mas, para isso, é preciso que as empresas saibam escolher a melhor solução para cada de tipo de situação.
Entre as opções, como o plasma, o laser e o oxicorte, estão os sistemas de usinagem com jato de água abrasivo, capaz de cortar materiais com até 300 milímetros de espessura. “Essa tecnologia possui a maior capacidade de corte disponível no mercado atual”, afirma Miguel Cervantes, Gerente de Vendas para a América Latina da OMAX, empresa líder mundial em máquinas de corte com jato de água abrasivo. “É extremamente versátil, perfeita para trabalhos que exigem um acabamento preciso e limpo em diversos tipos de materiais, como madeira, vidro, pedra, alumínio e aço”, completa.
O especialista explica que o sistema faz uso de uma espécie de areia que, misturada a um jato de água a velocidade ultrassônica, é capaz de realizar o corte. “A tecnologia abrasiva utiliza uma areia específica que se mistura com a água 100 milímetros antes do contato com a superfície, o que dá força para o jato conseguir cortar até os materiais mais duros e resistentes. Tudo isso a uma velocidade de 1.600 quilômetros por hora”.
Graças à sua alta capacidade de corte, o jato de água abrasivo é utilizado em larga escala nos mais diversos segmentos da indústria global. “É muito comum encontrar esses sistemas em fábricas e estabelecimentos de setores como o aeroespacial, automotivo, médico, eletrônico e construção civil. Mas também em processos de produção mais específicos, como o design de joias”, pontua Cervantes.
A máquina de corte com o jato de água perfeito – Líder global no desenvolvimento de máquinas de corte com jato de água abrasivo, a norte-americana OMAX foi a responsável por elevar essa tecnologia aos níveis de precisão de usinagem exatamente 30 anos atrás, tornando-a acessível e fácil de usar. Em 2019, a empresa passou a ser parte da Hypertherm Associates – líder no setor de corte e modelagem industrial – e está presente em 75 países, com mais de oito mil equipamentos instalados.
“Somos a única empresa no mundo capaz de desenvolver uma solução completa de usinagem com jato de água, que vai desde o software até a mesa de corte e a bomba de alta pressão. Para isso, contamos com a maior equipe de pesquisa e desenvolvimento da área, um departamento de engenharia com décadas de experiência, além das equipes de suporte técnico e atendimento ao cliente”, finaliza Cervantes.
As tecnologias de jato de água abrasivo oferecidas pela OMAX:
ProtoMAX – Concebido juntamente dos revolucionários sistemas de jato de água da OMAX, o ProtoMAX é um sistema de corte de jato de água industrial leve e de alto desempenho, capaz de cortar praticamente qualquer material. Reunindo todos os benefícios da versatilidade dos grandes cortadores a jato de água abrasivos em um pacote econômico, essa máquina é indicada para protótipos ou como complemento de uma oficina de metalurgia;
OptiMAX – Idealizado para fabricantes que necessitam de um sistema de corte versátil e fácil de usar, o OptiMAX oferece um software intuitivo para capacidade e potência de corte otimizadas, com automação aprimorada para maximizar o tempo de funcionamento. As empresas podem concluir uma gama maior de trabalhos, com maior eficiência, e entregar produtos finalizados mais rapidamente.
Os recursos novos e aprimorados incluem o software premium IntelliMAX, o console IntelliVISOR, a bomba EnduroMAX, o sistema de acionamento IntelliTRAX e o novo sistema de entrega de areia granada para minimizar ainda mais o tempo de inatividade da máquina.
Combinado com um cabeçote de compensação cônico TiltaJET opcional, o novo OptiMAX é considerado um dos sistemas mais precisos do mercado. Além disso, oferece recursos avançados de usabilidade opcionais, como controle de nível de água, iluminação sob a ponte e um indicador de status da máquina – tudo em um corte rápido, preciso e eficiente.