A maratona de quatro corridas em dois dias da Copa Truck neste fim de semana em Tarumã (RS) definiu Roberval Andrade, da Mercedes, e Felipe Giaffone, da Volkswagen, como os únicos pilotos com chances de título na grande decisão do dia 10 de dezembro em Interlagos pela Pro.
Depois de ter conquistado duas poles, duas vitórias, quatro pódios e nada menos que 70 pontos conquistados, Giaffone conseguiu reduzir uma diferença de 19 pontos para oito pontos (acrescentados os descartes obrigatórios dos dois piores resultados). Tanto ele quanto Roberval triunfaram neste domingo, com o rival da Mercedes chegando a perder a liderança por um ponto no intervalo entre as duas corridas.
“Foi um fim de semana muito complicado para a gente, com problemas de acerto que duraram quase todo o fim de semana. Não fosse a reação neste domingo, após um sábado bem complicado, a situação poderia ter se complicado bem. Mas o importante é que somos finalistas e vamos definir em um lugar onde eu gosto muito e onde mais venci na carreira, que é Interlagos”, afirma Roberval.
“A gente começou um ano desenvolvendo um projeto novo e agora vamos focar nessa decisão em São Paulo. O caminhão performou tão bem sem o kit elétrico que, mesmo podendo usar, preferimos pensar no campeonato. Isso nos rendeu uma grande pontuação e vamos para Interlagos com o único objetivo de meter pressão no Roberval. Vamos fazer o nosso máximo e ver o que dá no fim”, comenta Giaffone.
As duas provas deste domingo repetiram a emoção das corridas realizadas no dia anterior, com muitas cenas que impressionaram, como a escalada de André Marques no caminhão de Wellington Cirino em plena reta dos boxes na corrida 1 e o acidente de Paulo Salustiano, que destruiu a barreira de pneus da temida curva 1 após um choque com Danilo Dirani.
Classificação do campeonato após oito etapas disputadas
(top-10 com os descartes dos dois piores resultados de cada piloto)
1. Roberval Andrade, 233 pontos
2. Felipe Giaffone, 225
3. Raphael Abbate, 192
4. Beto Monteiro, 190
5. Paulo Salustiano, 178
6. Jaidson Zini, 163
7. André Marques, 149
8. Wellington Cirino, 134
9. Danilo Dirani, 133
10. Luiz Lopes, 128
Super Truck vai para Interlagos com cinco nomes na briga pelo título – Felipe Tozzo, Thiago Rizzo, Bia Figueiredo, Evandro Camargo e Daniel Kelemen são os finalistas do campeonato mais disputado desde a criação da classe, em 2021.
Com duas corridas extremamente disputadas em Tarumã, vencidas por Felipe Gama e Fabinho Fogaça, a Super Truck definiu nada menos que cinco finalistas para a grande decisão da temporada 2023 em Interlagos no dia 10 de dezembro.
Após a maratona de quatro corridas em dois dias que teve quatro vencedores diferentes, o atual líder do campeonato, Felipe Tozzo, da Iveco, vencedor de uma das provas do sábado, vai para a capital paulista com 205 pontos, seis a mais que o carioca Thiago Rizzo, da VW.
Completando a lista estão três caminhões da Mercedes: Bia Figueiredo (185 pontos), Evandro Camargo (175) e Daniel Kelemen (174), outro que triunfou ontem. Apesar de terem triunfado neste domingo, Gama e Fogaça acabaram batendo na trave e ficaram de fora da lista dos finalistas, o mesmo acontecendo com Jô Augusto Dias, da VW.
“O nosso objetivo era sair daqui bem posicionado no campeonato e cumprimos. Depois de um início de ano tão complicado, com uma primeira etapa zerada, conseguimos nos recuperar e estamos vivos na briga pelo bi. Nossa equipe está de parabéns e agora é dar o nosso melhor na decisão”, destaca Tozzo.
“Cheguei bem distante do Tozzo aqui em Tarumã e saio só seis pontos atrás, o que para mim é uma grande vitória. Quero levar esse título ao Rio de Janeiro e vou dar tudo de mim para isso junto com a R9”, comenta Rizzo. “A esperança é a última que morre! Andamos muito bem em Interlagos, somamos pole e vamos fazer a nossa parte tentando somar o maximo de pontos e torcer para a sorte estar do nosso lado”, conclui Bia.
ASG Motorsport sai de Tarumã com quatro candidatos ao título – Resultados na pista gaúcha contemplaram trabalho da equipe para a reta final do campeonato.
Mais uma vez a equipe ASG Motorsport mostrou superação, garantiu resultados e se manteve na disputa pelo título nas categorias da Copa Truck. Depois dos bons resultados do sábado, com a disputa da sétima etapa, o domingo também reservou vitória e pódios para a equipe que utiliza os caminhões Mercedes-Benz.
Roberval Andrade voltou a vencer na corrida 2 e fez pódio na corrida 1, mantendo a liderança na categoria PRO. Agora, com os descartes, ele tem oito pontos de vantagem sobre Felipe Giaffone, o novo vice-líder. Raphael Abbate é o terceiro colocado, mesmo sendo o piloto que mais pontos descartou por conta de sua regularidade no campeonato, 16 pontos no total.
“Chegamos muito bem para a final, mas é preciso manter a guarda. A diferença é muito pequena e em duas provas, ainda mais em Interlagos, muita coisa pode acontecer. Temos quase dois meses para recuperar os caminhões e nosso time vai seguir trabalhando forte para buscar essa conquista”, comentou Roberval Andrade, que já tem um título na Copa Truck em 2018.
Já na categoria Super Truck, Bia Figueiredo e Daniel Kelemen conquistaram pódios em Tarumã e seguem entre os candidatos ao título. Bia é a terceira colocada, apenas 20 pontos atrás do líder, enquanto Kelemen está 31 pontos atrás.
“AS últimas etapas foram de recuperação, especialmente pelo que aconteceu no começo do ano em Interlagos e Londrina. Trabalhamos muito para voltar à uma condição de disputa, conseguimos, e, agora, é entrar com tudo na final”, ressaltou Bia Figueiredo.
A última etapa da Copa Truck vai acontecer no Autódromo de Interlagos, no dia 10 de dezembro, com a disputa de duas provas que definirão os campeões da temporada.
A grande decisão da Copa Truck está marcada para os dias 9 e 10 de dezembro no Autódromo de Interlagos