A Scania apresentou pela primeira vez o seu próximo nível de caminhões regionais elétricos a bateria com emissão zero em junho de 2022 e construiu uma sólida carteira de encomendas. A produção começará agora em Södertälje, na Suécia, para caminhões com cabines R e S com 400 ou 450 kW de potência do motor, suficiente para uma ampla variedade de aplicações em caminhões.
Com veículos elétricos urbanos a bateria atualizados, incluindo novos conjuntos de baterias verdes e chassis adotados eletronicamente, e serviços como o Scania Charging Access, a oferta da Scania atingiu agora um nível de maturidade que a torna atraente e relevante para um amplo espectro de clientes, independentemente do seu transporte.
“Operar caminhões com emissões zero já não é um privilégio para poucos escolhidos”, afirma Fredrik Allard, vice-presidente sênior e responsável pela mobilidade elétrica da Scania. “A oferta da Scania abrange agora uma vasta gama de aplicações e exigências dos clientes, ao mesmo tempo que oferece serviços que estão reduzindo o limiar para uma transformação no sentido de transportes livres de combustíveis fósseis para muitos.”
O próximo nível de caminhões elétricos a bateria regionais da Scania apresenta números impressionantes: o peso bruto pode atingir as 64 toneladas, a autonomia é de até 390 quilômetros, a capacidade de carga é de até 375 kW e os níveis de potência máximos – 400 ou 450 kW (cerca de 610 cv) – são consideravelmente superiores aos utilizados pela maioria dos caminhões convencionais nas estradas.
“Além das verdadeiras operações de longo curso, poucos compradores hoje não conseguem encontrar o que precisam do ponto de vista operacional”, diz Allard. “Claro, ainda existem certas aplicações que são menos propensas a se tornarem elétricas num futuro próximo, mas muitos compradores ficarão surpreendidos quando perceberem do que estes caminhões são capazes e a sua eficiência, juntamente com os nossos serviços digitais.”
Todos os caminhões estão equipados com células de bateria verdes fornecidas pela Northvolt e com conjuntos produzidos na fábrica de montagem de baterias inteligentes da Scania em Södertälje
Os mais recentes caminhões elétricos da Scania são oferecidos tanto como rígidos quanto como tratores. Estão disponíveis cabines das séries R e S. As autonomias irão, como sempre, variar de acordo com peso, operação, clima, estilo de condução e assim por diante, mas um caminhão basculante urbano de 27 toneladas com seis baterias pode esperar até 350 km entre cada carregamento. Uma hora de carregamento adicionará 270 km de autonomia. E não são necessários os pontos de carregamento mais elevados disponíveis, com 350 kW, para atingir tempos de carregamento razoáveis: um carregador de 130 kW adicionará 100 km de autonomia numa hora para um caminhão que utilize 1,3 kWh/km.
“Estamos um pouco presos ao conceito de sempre abastecer de 10% a 100% como fazemos com o diesel”, diz Allard. “Com veículos elétricos a bateria, a mentalidade deveria ser cobrar pela autonomia necessária: se você tiver 120 km para chegar ao carregador de sua casa, seria desnecessário cobrar mais do que essa distância com uma pequena margem extra.”
Soluções urbanas atualizadas e novas máquinas elétricas – Os primeiros caminhões elétricos a bateria da Scania estão no mercado desde 2021 e lideraram a transição para transportes livres de combustíveis fósseis, principalmente em aplicações urbanas. A Scania está agora a reforçar a sua oferta para aplicações como caminhões de distribuição e caminhões basculantes ligeiros. Com a adição de chassis e-adaptados, baterias da Northvolt e novos sistemas auxiliares que agregarão melhor funcionalidade e menos complexidade, novas portas se abrem.
Paralelamente, a Scania está introduzindo uma gama de novas máquinas elétricas, a família EM C1-4, em nada menos que cinco níveis de potência diferentes. Espera-se que o EM C1-4 se torne o vendedor de volume da Scania, devido à sua flexibilidade e cinco níveis diferentes de potência.
“Com esta adição, introduzimos a oportunidade de adaptar também os veículos elétricos a bateria, com base em suas operações reais”, diz Allard. “Com seus cinco níveis de potência diferentes e quatro marchas, esta máquina elétrica tem flexibilidade estampada em tudo. Com isso como base, podemos orientar cada cliente para a configuração exata em relação ao número de baterias e aos nossos serviços, para que realmente atenda às suas necessidades.”
Baterias que fazem a diferença – A Scania utiliza células do fabricante sueco Northvolt, que têm capacidade para alimentar caminhões durante 1,5 milhões de quilômetros. A sua pegada de carbono é aproximadamente um terço de uma referência comparativa da indústria.
Um dos principais pontos fortes das baterias Scania são as suas características de carga. Ao contrário de muitas outras baterias, as baterias da Scania podem ser carregadas repetidamente até 100% da janela SOC sem qualquer impacto na sua vida útil. E eles têm uma curva de carregamento reta, o que significa que carregam com a mesma velocidade quando estão quase cheios e quando estão quase vazios. A curva de carregamento reta proporciona tempos de carregamento previsíveis e a longa duração da bateria garante um baixo custo total de propriedade.
A Scania alcançou essas capacidades raras garantindo que as baterias sempre tenham a temperatura certa. Juntamente com a Northvolt, a Scania adaptou a tecnologia de baterias para veículos pesados com uma elevada capacidade de bateria em comparação com a importante chamada taxa C (a corrente à qual uma bateria é carregada e descarregada).
“Acreditamos que as questões de carregamento serão consideradas menos problemáticas quando as pessoas aprenderem mais sobre como as baterias funcionam na realidade”, diz Allard. “Quando analisamos padrões operacionais, muitas vezes fica evidente que a grande maioria tem todo o alcance que precisa, com margem. Os basculantes e outros tipos de aplicações rígidas costumam percorrer menos de 200 quilômetros por dia quando operam em áreas urbanas. Se eles cobrarem em seu depósito doméstico e aderirem ao Scania Charging Access para backup, a autonomia não seria um problema para eles.”
A transição para um transporte sustentável, sem combustíveis fósseis e com emissões zero é um processo contínuo onde líderes de pensamento como a Scania desempenham um papel importante. A Scania acredita que uma mudança radical é iminente, para começar na Europa e nos EUA. É impulsionado por uma combinação de exigências de sustentabilidade por parte dos clientes, pelo aumento da legislação e pelo facto de se esperar que os caminhões elétricos ofereçam paridade de custos – ou melhor – em comparação com os caminhões a diesel.
“O interesse em soluções elétricas a bateria é imensurável; os clientes em potencial estão por toda parte”, diz Allard. “O facto de alguns serem cautelosos e se limitarem a encomendar alguns caminhões para as suas frotas é perfeitamente compreensível, uma vez que querem primeiro ganhar experiência. Mas com o nosso portfólio crescente e uma infraestrutura em expansão, o objetivo da Scania de vender 50% de caminhões elétricos do nosso volume total na Europa até 2030 está definitivamente ao nosso alcance.”
Scania Charging Access – um por todos, todos por um – No início deste ano foi apresentado o Scania Charging Access, um serviço que agora está aberto ao negócio. A Scania está oferecendo acesso contínuo a uma rede de carregamento à escala europeia em 12 países, com pontos de carregamento classificados conforme a sua adequação para caminhões.
Independentemente de quem opera os pontos de carregamento na rede, o cliente receberá apenas uma fatura consolidada, da Scania. O serviço vem sem assinatura ou mensalidade; o cliente só paga um preço previsível quando o serviço é utilizado. Possuir pelo menos um Scania de qualquer tipo é, na verdade, o único requisito para aderir ao Scania Charging Access.
“Somos pioneiros num serviço consolidado para veículos pesados na Europa”, afirma Magnus Höglund, Diretor de Soluções de Carregamento da Scania. “Ele foi projetado principalmente para carregamento em rota, nossa missão é permitir e simplificar a verdadeira eletrificação, eliminando da equação tudo, desde ansiedade de alcance até reclamações administrativas e oferecendo pontos de carregamento prontos para caminhões.”
“Avaliamos e classificamos manualmente todos os pontos de carregamento existentes, tanto os de veículos pesados como os de automóveis de passageiros. Isto ajuda-nos a identificar aqueles benéficos para os nossos clientes até que haja um número significativo e uma extensa rede dedicada exclusivamente a veículos pesados.”
Embora a rede real para caminhões seja inicialmente limitada, Höglund prevê um rápido crescimento:
“Ele se expandirá continuamente a partir de 2024, quando operadores de carregamento como Milence e outros estiverem atualizados. Ao usar o aplicativo Scania Driver ou My Scania, os pontos de carregamento classificados por nós como prontos para caminhões e sua disponibilidade podem ser filtrados. Estamos continuamente adicionando novas funcionalidades e mais operadoras de cobrança ao serviço.”