A Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição “A forma como variável”, da artista plástica Mozileide Neri, de 28 de maio a 14 de julho. A mostra, que faz parte do 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria, conta com mais de 340 colagens que exploram a relação entre superfície e espaço geométrico.
A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sedia a exposição “A forma como variável” de Mozileide Neri, uma artista plástica cujo trabalho se baseia na relação entre superfície e espaço geométrico. A exposição, que vai de 28 de maio a 14 de julho, foi escolhida no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria e inclui mais de 340 colagens em pequenos formatos. Essas obras são caracterizadas pela coexistência de diferentes campos de cor em sobreposições cromáticas, criando elementos e formas irregulares que interagem sensorialmente com o público.
Nascida de uma pesquisa sobre acessibilidade cultural, a mostra apresenta uma variedade cromática e tátil através de técnicas de colagem utilizando cores reaproveitadas de embalagens. As obras, impressas em papéis de gramatura alta, oferecem experiências multissensoriais, incluindo componentes olfativos e sonoros, além de algumas peças que podem ser tocadas.
“Em ‘A forma como variável’, o público poderá vivenciar experiências multissensoriais, investigando as diversas texturas que não são percebidas no campo visual”, explica Mozileide Neri. A artista destaca que a exposição permite diversos percursos e provocações, incentivando os visitantes a criarem suas próprias percepções.
A curadoria da exposição é assinada pela historiadora de arte Anamaria Silva, que observa como as configurações inventivas e orgânicas das obras provocam novas percepções. “É necessário variar o olhar”, diz Anamaria, convidando os visitantes a explorarem as tonalidades e modulações das peças.
Abertura e Programação – A exposição será inaugurada com uma noite especial de acessibilidade cultural, onde Mozileide Neri discutirá seu processo criativo e as inspirações por trás de suas obras. Este evento de abertura ocorrerá no dia 28 de maio, a partir das 19h30.
Mozileide Neri vive e trabalha no Rio de Janeiro. Além de artista visual, é poeta e contista, com formação em Produção Cultural e especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação. Neri tem participado de exposições no Brasil e no exterior, e seu trabalho abrange diversas linguagens e suportes, focando em temas como acessibilidade cultural e mediação educativa.
Criada em 2016, a Piccola Galleria é um espaço dedicado à promoção de artistas contemporâneos, selecionados por uma comissão de especialistas. Em sua 7ª edição, o programa recebeu mais de 200 trabalhos. A exposição de Mozileide Neri é a primeira de seis mostras que serão apresentadas ao longo de 2024/2025.
A exposição “A forma como variável” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat e copatrocínio de várias instituições. A programação é gratuita e aberta ao público, com recursos de acessibilidade disponíveis.
Participe
- Exposição: “A forma como variável”
- Artista: Mozileide Neri
- Local: Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte
- Data: 28 de maio a 14 de julho
- Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 21h
- Entrada: Gratuita
- Endereço: Praça da Liberdade, 10, Funcionários, Belo Horizonte, MG
- Mais informações: Casa Fiat de Cultura