Com crescimento de 4,9% em relação a junho, setor automotivo comemora 419.829 emplacamentos em julho, o maior número registrado desde 2014.
Segundo dados da FENABRAVE, julho de 2024 foi o melhor mês do ano até agora para emplacamentos de veículos, totalizando 419.829 unidades, um crescimento de 4,9% sobre junho. O aumento é atribuído ao maior número de dias úteis (23 em julho contra 20 em junho) e à contínua oferta de crédito favorável.
Análise por Segmento
Automóveis e Comerciais Leves
Os segmentos de automóveis e comerciais leves continuaram a ter uma demanda aquecida, impulsionada pela oferta de crédito. A alta em comparação com junho está alinhada com a projeção da FENABRAVE de um aumento de 15% em relação a 2023. “As condições de crédito continuam favorecendo os financiamentos e proporcionando bons números de vendas,” afirmou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Automóveis e Comerciais Leves Híbridos e Híbridos Plug-in
Os veículos híbridos e híbridos plug-in têm se consolidado gradualmente no mercado nacional. “Os veículos híbridos acumulam números consistentes em 2024 e já se aproximam das 60 mil unidades no ano,” disse Andreta Jr.
Automóveis e Comerciais Leves Elétricos Puros
Apesar de uma queda em relação a junho, os veículos elétricos puros seguem positivos em comparação ao ano passado e no acumulado de 2024. “A participação de veículos elétricos nos emplacamentos de autos e leves ainda é inferior a 3% do total comercializado no mercado,” analisou Andreta Jr.
Caminhões
O setor de caminhões registrou alta nos emplacamentos em julho e permanece positivo no ano. “A alta do mês tem relação com o maior número de dias úteis e um ligeiro aumento nas compras de caminhões para locação, atividade que vem ganhando espaço no País,” comentou Andreta Jr.
Ônibus
O segmento de ônibus conseguiu diminuir a retração observada nos primeiros meses de 2024. As vendas até julho estão próximas das realizadas no mesmo período do ano passado. “O maior número de dias úteis em julho e a última janela das entregas de veículos do programa Caminho da Escola, antes das eleições municipais, beneficiaram o segmento,” avaliou o presidente da FENABRAVE.
Implementos Rodoviários
Os implementos rodoviários mantiveram uma alta acumulada em julho, um pouco menor que a dos caminhões. “Estes segmentos tendem a caminhar em ritmo semelhante nos emplacamentos, impulsionados pelos mesmos setores da economia,” informou Andreta Jr.
Motocicletas
Embora com uma pequena retração em relação ao mês anterior, o segmento de motocicletas continua aquecido, com altas em comparação a julho de 2023 e no acumulado de 2024. “A necessidade de um veículo ágil para entregas e transporte urbano, com baixo custo, continua motivando a aquisição de motos,” afirmou Andreta Jr.
Motocicletas Eletrificadas
O segmento de motocicletas eletrificadas segue com bastante oscilação em 2024. “No acumulado do ano, são pouco mais de 4,2 mil unidades, o que mostra um mercado ainda em formação,” disse Andreta Jr.
Máquinas Agrícolas
Embora apresentem dados defasados, devido à coleta junto aos fabricantes, o segmento de máquinas agrícolas mostrou uma ligeira melhora em junho. “A recuperação em junho é positiva, e o Plano Safra lançado pelo Governo Federal deverá impactar positivamente o segundo semestre,” afirmou Andreta Jr.