A ZF Aftermarket está instalando uma nova esteira seletora totalmente automatizada em seu Centro de Distribuição em Itu, SP, com o objetivo de acelerar o processo de classificação e separação de peças, tornando as operações 30% mais rápidas e eficientes. A iniciativa visa aprimorar a agilidade e precisão na entrega de autopeças para o mercado de reposição brasileiro.
Em busca de maior eficiência e agilidade no setor de reposição, a ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora automatizada em seu Centro de Distribuição (CD) em Itu, SP. O equipamento, conhecido como “sorter”, foi desenvolvido no Brasil e será responsável por classificar e separar produtos com base em critérios específicos como destino, rota ou pedidos de clientes, garantindo que as peças corretas cheguem aos seus destinos de maneira rápida e eficiente.
Segundo Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket, o novo sorter aumentará a velocidade e a precisão no processo de distribuição de peças, otimizando a operação em mais de 30%. “Essa tecnologia proporcionará uma melhoria significativa na velocidade e precisão do processo de distribuição de peças, contribuindo para uma operação mais eficiente aos nossos clientes”, afirma Silva.
A nova esteira está instalada em uma área de 300 metros quadrados e será responsável pelo processamento de 85% das peças armazenadas no CD, com exceção de itens maiores e mais pesados, como transmissões e eixos. O CD de Itu armazena atualmente 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW, movimentando cerca de cinco milhões de autopeças por mês.
Para garantir o desempenho ideal, a ZF optou por importar parte do equipamento para resolver problemas encontrados em sistemas semelhantes já existentes no Brasil. Quando em plena capacidade, o novo sorter será capaz de classificar até 3.000 volumes por hora, atendendo a uma demanda diária de 20.000 volumes em um único turno.
Toda a operação do sorter é guiada por códigos de barras, garantindo máxima precisão e eficiência no processo de classificação. Além disso, o sistema é integrado ao RFID (Radio Frequency Identification), permitindo o rastreamento das peças ao longo de toda a cadeia de reposição.
“A digitalização vem transformando profundamente a operação logística da ZF Aftermarket,” destaca Bruno Silva. “Além de agilidade, trouxe inteligência, eficiência operacional e maior capacidade de responder rapidamente a desafios e mudanças no mercado.”