A Bosch promoveu seu primeiro encontro focado em ESG (Environmental, Social and Governance), reunindo mais de 20 montadoras em Campinas/SP, para debater boas práticas e soluções sustentáveis no setor automotivo brasileiro.
Na última quinta-feira (26), a Bosch, líder global em tecnologia e serviços, organizou seu primeiro Fórum ESG voltado exclusivamente ao setor automotivo. O evento aconteceu em Campinas/SP, sede da Bosch na América Latina, e contou com a presença de mais de 20 montadoras atuantes no Brasil, incluindo Volkswagen, Mercedes-Benz, Honda, Ford e outras gigantes do setor. O objetivo foi debater boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental, com foco em temas cruciais como veículos elétricos e híbridos, cadeia de fornecedores e capacitação de pessoas.
Em suas palavras de abertura, Gastón Diaz Perez, CEO da Bosch América Latina, destacou a importância da parceria entre as empresas no desenvolvimento de estratégias ESG. “No tema ESG, nós não somos concorrentes, e sim parceiros. Hoje somos todos parceiros no desenvolvimento sustentável”, afirmou Perez, reforçando que o compromisso com ESG deve ser uma parte essencial do negócio.
O evento foi dividido em três grandes blocos: Social, Meio Ambiente e Governança, onde foram discutidos temas como soluções sustentáveis para veículos comerciais, a importância do escopo 3, e a atuação de fundações e institutos voltados para a capacitação e responsabilidade social. Ao final de cada sessão, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com perguntas e respostas, promovendo um diálogo produtivo e focado em ações práticas e resultados mensuráveis.
Claudio Dias, Vice-Presidente de Vendas Automotivas da Bosch América Latina, ressaltou que o Fórum ESG é apenas o começo de um movimento maior: “A Bosch acredita que o compromisso com ESG não é uma escolha, mas uma necessidade. Queremos provocar essa mudança em toda a cadeia produtiva para criar um impacto positivo que vá além das nossas fábricas.”
Entre os palestrantes estavam executivos de grandes montadoras como Volkswagen Trucks, Mercedes-Benz, Stellantis, Toyota, Renault, Iveco, Ford, Volvo e Cummins, que compartilharam suas experiências em sustentabilidade e governança. Alberto Abdu, Head de ESG da Bosch América Latina, enfatizou a necessidade de ações proativas que proporcionem impactos positivos para o planeta e para a sociedade, destacando que a sustentabilidade deve ser uma ação coletiva no setor automotivo.
A Bosch, que tem como parte de sua estratégia global a atuação em seis pilares de sustentabilidade — ação climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) — reforçou sua abordagem de fortalecimento interno e externo por meio de um comitê multidisciplinar para ESG na América Latina.