A Volvo Cars revelou sua nova estratégia de desenvolvimento no evento Capital Markets Day, realizado em setembro, na Suécia. A grande novidade foi o anúncio da tecnologia “Volvo Cars Superset”, uma plataforma que promete ser um divisor de águas, ao permitir que todos os veículos da marca sejam continuamente atualizados e melhorados, garantindo que se tornem mais eficientes e seguros ao longo do tempo.
O Volvo Cars Superset é uma base única de software e hardware, que funcionará como um “conjunto de tijolos” para construir toda a linha de veículos da montadora. A grande vantagem desse sistema modular é que ele permite atualizações contínuas, o que significa que os carros da Volvo irão melhorar durante seu uso, à medida que o software evolui.
Segundo Anders Bell, Diretor de Engenharia da Volvo, o Superset permitirá que os engenheiros se concentrem em aprimorar uma única plataforma, beneficiando simultaneamente vários modelos, como o EX90 e o ES90.
Outra grande inovação anunciada foi o desenvolvimento da plataforma elétrica SPA3, que será a base para os futuros veículos totalmente elétricos da Volvo. A SPA3 é muito mais escalável do que sua antecessora (SPA2), permitindo a construção de veículos de diversos tamanhos, do compacto EX30 ao maior EX90, usando a mesma arquitetura tecnológica.
Essa abordagem também ajudará a reduzir os custos de produção, além de otimizar o desempenho e a eficiência dos carros.
A parceria de longa data com a NVIDIA é fundamental para o avanço dessa nova tecnologia. O sistema de computação central do EX90, por exemplo, utiliza o NVIDIA DRIVE Orin, que realiza até 250 trilhões de operações por segundo.
No futuro, a Volvo utilizará o novo NVIDIA DRIVE Thor, com capacidade de realizar 1.000 TOPS, quadruplicando a performance e eficiência energética dos sistemas. Isso permitirá o desenvolvimento de direção autônoma e outros recursos avançados de inteligência artificial para melhorar a segurança e a experiência dos usuários.
Com essa visão inovadora, a Volvo Cars pretende liderar o futuro da mobilidade, oferecendo carros que, além de elétricos, serão definidos por software, melhorando continuamente ao longo do tempo e transformando a experiência de dirigir.