LOTS Group, SKF e Scania firmam parceria para implementar uma das rotas mais longas da Europa para caminhões elétricos, reduzindo drasticamente as emissões de CO₂ e otimizando a eficiência logística.
A LOTS Group, empresa do Grupo Scania, e a SKF, líder mundial na fabricação de rolamentos, anunciaram uma iniciativa inédita para eletrificar a logística de longa distância na Europa. A parceria visa operar uma das rotas mais extensas para caminhões elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, inovação e eficiência operacional.
A nova rota será conduzida em conjunto com a empresa de transporte Ahréns Åkeri, com expectativa de redução de 97% nas emissões de CO₂. Para garantir máxima eficiência, o planejamento prevê que 85% da quilometragem anual dos caminhões ocorra com capacidade plena, reduzindo deslocamentos sem carga e tornando a operação mais sustentável.
A revolução na logística europeia acontece com a integração entre embarcadores, transportadores e infraestrutura de recarga elétrica. Segundo Johan Palmqvist, diretor da LOTS Group na Europa, a colaboração entre LOTS, Scania e SKF prova que a eletrificação é viável mesmo para operações de longa distância. “Nosso objetivo é transformar esse projeto em uma referência para futuras soluções logísticas no continente”, enfatiza.
O impacto ambiental dessa operação é significativo: a rota, que totalizará 221.000 km por ano, permitirá a economia de 298 toneladas de CO₂, equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio. A iniciativa também demonstra que 60% do frete rodoviário na Europa, que percorre mais de 300 km por dia, pode ser eletrificado sem comprometer a eficiência.
A otimização logística será alcançada com um sistema circulatório inteligente: os caminhões transportam mercadorias da SKF em um sentido e da Scania no outro, garantindo um fluxo contínuo e reduzindo viagens vazias. “Esse planejamento avançado reduz custos e minimiza impactos ambientais, otimizando toda a cadeia de suprimentos”, explica Palmqvist.
A implementação será gradual, com fase inicial de testes no início de 2025 e operações plenas até o final do ano. O gerente de operações da Ahréns Åkeri, Hampus Ahrén, destaca que a capacidade total em ambas as direções e a recarga eficiente das baterias trarão benefícios ambientais e operacionais. Além disso, contratos de longo prazo permitem investimentos sólidos em tecnologia verde, tornando a parceria economicamente viável.
No Brasil, a eletrificação do transporte ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura de recarga rápida em rodovias. No entanto, a LOTS Group já iniciou sua transição energética, com a substituição de caminhões a diesel por modelos a gás natural veicular (GNV) desde 2021. Em 2024, a empresa firmou parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos operados por motoristas mulheres.
Para Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina, a empresa está comprometida em construir um futuro logístico sustentável, explorando oportunidades de descarbonização e parcerias estratégicas para viabilizar tecnologias de zero emissões. “Nosso foco é não apenas evoluir a logística, mas transformar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos para um futuro mais sustentável”, afirma.