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Brasil acelera transformação para veículos elétricos com expansão de infraestrutura de recarga

Com planos ousados e investimentos em infraestrutura, o país visa ampliar os pontos de recarga para 10.000 até o final de 2025.

O Brasil está passando por uma revolução na infraestrutura para veículos elétricos, com um grande aumento no número de eletropostos, que pode chegar a 10.000 até o final de 2025, e um esclarecimento sobre os mitos e verdades dessa tecnologia.

Nos últimos anos, o Brasil tem dado passos firmes rumo à transformação da sua infraestrutura para veículos elétricos. Em dezembro de 2022, o país contava com 2.955 pontos de recarga, um número que cresceu para 3.800 até agosto de 2023. Em 2024, esse número já alcança 4.600 eletropostos em operação, demonstrando um avanço contínuo. O objetivo do Brasil é ampliar essa quantidade para 10.000 até o final de 2025, um desafio ambicioso que reflete o crescente interesse e necessidade de adotar a mobilidade elétrica no país.

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De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a expansão da infraestrutura de recarga é essencial para o crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, que visa se tornar mais acessível e eficiente. E em meio a essa transformação, o CEO da Kinsol, Mauricio Crivelin, destacou quatro mitos e verdades que têm gerado dúvidas sobre a mobilidade elétrica.

Um dos mitos mais comuns sobre os veículos elétricos é que sua manutenção seria mais cara e complexa. Contudo, pesquisas revelam que os veículos elétricos têm manutenção até 30% mais barata que os movidos a combustão, devido ao menor número de peças móveis, cerca de 50, contra 350 nos carros a combustão. Essa diferença reduz os custos com reparos e manutenção ao longo do tempo, tornando os elétricos uma opção mais econômica do que muitos imaginam.

Outro mito que persiste é que os carros elétricos não podem ser lavados ou expostos à água sem risco de danos. No entanto, isso é completamente falso. Durante o processo de desenvolvimento, os veículos elétricos são testados para resistir a lavagens e até chuvas. Portanto, é perfeitamente seguro lavar um carro elétrico, e ele pode ser utilizado em dias chuvosos assim como os veículos convencionais, sem qualquer problema.

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Por outro lado, um aspecto verdadeiro sobre os carros elétricos é que, embora eles possam ser mais caros inicialmente, o custo total de propriedade pode ser muito mais vantajoso a longo prazo. Além das economias com combustível e manutenção, os consumidores podem se beneficiar de isenções fiscais que reduzem significativamente os gastos com impostos sobre veículos e circulação, tornando a escolha mais vantajosa no futuro.

Finalmente, um equívoco comum é que as baterias dos veículos elétricos não podem ser recarregadas até 100%, o que não é verdade. Embora alguns modelos limitem o carregamento entre 80% e 90% para preservar a vida útil da bateria, é totalmente possível recarregar a bateria até sua capacidade máxima quando necessário. Isso garante que a eficiência do sistema de energia não seja comprometida e que a durabilidade da bateria seja otimizada ao longo do tempo.

Com a expansão da infraestrutura de recarga e o esclarecimento sobre as vantagens e desvantagens da mobilidade elétrica, o Brasil está cada vez mais próximo de se tornar um líder global em sustentabilidade no setor de transporte. A meta de chegar a 10.000 eletropostos até 2025 é uma demonstração do comprometimento do país com a energia limpa e com um futuro mais sustentável.

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