A Citroën finaliza o ambicioso Projeto C-Cubed com o lançamento do Citroën Basalt, consolidando uma nova era de veículos projetados e produzidos no Brasil que unem design arrojado, conforto característico da marca e acessibilidade para o mercado sul-americano.
O último capítulo da série especial “Citroën Produzidos no Brasil” destaca os mais recentes frutos do Projeto C-Cubed, uma iniciativa global da Citroën lançada em 2021 com o objetivo de fortalecer sua presença em mercados estratégicos, como a América do Sul e a Ásia. Essa nova família de veículos, desenvolvida e fabricada no continente sul-americano, tem como base uma variação da plataforma CMP, o que garante flexibilidade, eficiência e a capacidade de adaptação às demandas regionais. Com esses lançamentos, a marca francesa inaugura uma fase de maior proximidade, acessibilidade e relevância, visando um crescimento sustentável na região.
Citroën C3 3ª Geração: O Hatch com Atitude SUV
O primeiro lançamento do Projeto C-Cubed, em 2022, foi o Citroën C3 3ª geração, que chegou ao mercado com uma proposta de design que foge do comum, adotando o conceito de “hatch com atitude SUV”. Este modelo representou um marco para a Citroën no Brasil, combinando características que antes pareciam impossíveis de coexistir: a praticidade de um hatch, a robustez e a postura elevada de um SUV, uma cabine espaçosa, um amplo porta-malas e, claro, o inconfundível conforto Citroën.
Visualmente, o Citroën C3 3ª geração inovou na leitura dos icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais de André Citroën. As novas linhas duplas partem das luzes de condução diurna (DRL) de LEDs nos ousados faróis bipartidos e se estendem por toda a dianteira até o centro, formando a identidade visual da marca há mais de 100 anos. Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul, destaca que o C3 “combina o melhor de um hatchback e de um SUV, oferecendo um interior amplo e o maior porta-malas do segmento, além de na versão turbo ser o hatch mais rápido dos rivais diretos e o carro turbo automático mais acessível da categoria”.
Com 70% de componentes nacionalizados, o C3 3ª geração chegou equipado inicialmente com os motores 1.0 Firefly e 1.6, produzidos nas fábricas da Stellantis em Betim (MG) e Porto Real (RJ), respectivamente. Isso reforça o compromisso da Citroën com a indústria automotiva nacional. Um dos grandes diferenciais do modelo é a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, que oferece uma interface intuitiva com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o C3 se destaca pelo maior porta-malas do segmento, com 315 litros (padrão VDA) e um formato que facilita o transporte de bagagens. Em agosto de 2024, a linha C3 ganhou a versão topo de gama C3 YOU!, que estreou o premiado motor Turbo 200, entregando até 130 cv de potência e combinado ao eficiente câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Essa versão se tornou o carro turbo e automático mais acessível do Brasil, e o mais rápido de seu segmento, indo de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.
Citroën Aircross de Até 7 Lugares: Versatilidade em Destaque
Lançado em novembro de 2023, o atual Citroën Aircross chegou ao mercado brasileiro com atributos predominantes de versatilidade e conforto. Ele se destacou como o SUV Turbo mais acessível do ano, oferecendo um amplo espaço interno e, de forma inédita no segmento B-SUV, a opção de até sete lugares com bancos rebatíveis e removíveis. Os passageiros da terceira fileira contam com conforto, entradas USB e um exclusivo sistema de ventilação no teto. A remoção dos bancos traseiros, que pesam pouco mais de 8 kg cada, é um mecanismo simples que permite ampliar rapidamente o volume do porta-malas. Mesmo com os bancos rebatidos, o volume útil é de 398 litros.
Felipe Daemon enfatiza que a grande vantagem do Citroën Aircross é a “versatilidade em escolher levar até 7 ocupantes. Isso em um carro espaçoso, com maior porta-malas da categoria”. Ele ressalta ainda as 26 combinações de posições dos bancos entre a segunda e terceira fileira. O Aircross de até 7 lugares é oferecido nas versões Feel Turbo 200 AT, Feel Pack Turbo 200 AT e Shine Turbo 200 AT. Seu design marcante inclui para-choques proeminentes, DRL de LEDs ligados às barras cromadas da grade e o Duplo Chevron, além de para-lamas alargados que reforçam seu visual musculoso.
O porta-malas do Citroën Aircross, com 493 litros de volume (padrão VDA), é o maior entre seus rivais diretos. Todas as versões são equipadas com o premiado motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência (com etanol) e 200 Nm de torque em baixa rotação, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas. O famoso “efeito tapete voador” da Citroën também está presente no Aircross, com uma suspensão calibrada para absorver imperfeições do solo sem comprometer a estabilidade. O interior, pensado para o bem-estar dos ocupantes, conta com um quadro de instrumentos digital customizável de 7 polegadas e a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio. O entre-eixos de 2,67 metros garante um espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fileira maior do segmento, além de até 15 porta-objetos.
Citroën Basalt: O SUV Coupé que Finaliza a Gama C-Cubed
O Citroën Basalt, lançado em 2024, completa o Projeto C-Cubed, reforçando a estratégia da Citroën de veículos com alta nacionalização de peças para garantir qualidade e preço competitivo. Produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local, o Basalt é o primeiro SUV Coupé da marca para a região, combinando design único, proporções elegantes e robustez.
Desde seu lançamento, o Citroën Basalt se tornou um sucesso, sendo atualmente responsável por mais de 50% das vendas da marca, com cerca de 9 mil unidades emplacadas até abril de 2025. O modelo reforça o pilar de acessibilidade da Citroën, sendo o SUV e o SUV Turbo automático mais acessível do país. A gama de produtos inclui as versões Feel manual, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, além da série especial de lançamento First Edition, que teve sucesso absoluto de vendas.
O Citroën Basalt se beneficia da arquitetura moderna da plataforma CMP, que permitiu a criação de uma carroceria elegante com aços de alta resistência e amplo espaço interno. Seu entre-eixos de 2,64 m contribui para um estilo proporcional e para amplos ângulos de entrada e saída. O design do Basalt é funcional: vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem solidez e conferem maior resistência às peças, enquanto elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica. O porta-malas, com 490 litros (padrão VDA), oferece grande abertura sem comprometer o espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros.
O conforto “Tapete Voador” também está presente no Basalt, com uma suspensão projetada para as mais diversas condições de ruas e estradas. O interior conta com um painel bicolor Solar Bronze, integrando o painel digital colorido de 7 polegadas e a renomada central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e seis alto-falantes. O modelo oferece ar-condicionado digital automático e uma longa lista de equipamentos de série, incluindo retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, alarme e assistente de partida em rampa.
Sob o capô, o Citroën Basalt oferece duas opções de propulsão. O motor 1.0 Firefly, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades, se destaca pela eficiência e robustez, registrando um consumo de até 13,2 km/l com gasolina no ciclo urbano (Inmetro/PBEV), sendo o mais econômico do segmento. O motor Turbo 200, com até 130 cv e o mais potente do segmento, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, proporciona ainda mais dinamismo ao SUV Coupé.
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Plataforma CMP – Sigla para “Common Modular Platform” (Plataforma Modular Comum), é uma arquitetura veicular desenvolvida pelo grupo Stellantis (antigo Grupo PSA) que permite a construção de diferentes tipos de veículos (hatchbacks, SUVs, sedans) com diversas opções de motores, incluindo combustão, híbridos e elétricos, de forma mais eficiente e com custos otimizados.
Deux Chevrons – É o nome em francês para os “dois Chevrons”, que são o logotipo icônico da Citroën. Eles representam o formato das engrenagens bi-helicoidais (em forma de V duplo) que André Citroën, o fundador da marca, patenteou antes de entrar na indústria automobilística.
Câmbio automático CVT – Sigla para “Continuously Variable Transmission” (Transmissão Continuamente Variável), é um tipo de transmissão automática que não possui marchas fixas como os câmbios tradicionais. Em vez disso, ela usa um sistema de polias e correias para variar continuamente a relação de transmissão, proporcionando uma aceleração mais suave e contínua, além de otimizar o consumo de combustível.