Com apenas duas paradas de 15 minutos para recarga, os novos protótipos Mercedes-Benz VLE completaram um trajeto de 1.090 quilômetros entre Stuttgart, na Alemanha, e Roma, na Itália, em cerca de 13 horas. A viagem foi realizada por dois veículos de teste da nova plataforma modular de vans elétricas da marca, enfrentando passagens alpinas sinuosas, longos trechos de autoestrada e ruas estreitas italianas – tudo com eficiência e conforto.
A arquitetura Van Electric Architecture (VEA), base dos futuros modelos de vans da marca, foi colocada à prova com foco na eficiência do trem de força elétrico, recuperação de energia, gerenciamento térmico e os efeitos da direção do eixo traseiro, especialmente útil nas curvas fechadas das passagens montanhosas e na circulação urbana em cidades históricas e compactas como Roma.
Ao longo do trajeto, os VLE mantiveram o ar-condicionado interno regulado em 22°C, apesar da variação de temperatura ambiente entre 11°C em Stuttgart e 33°C na chegada à capital italiana. O consumo otimizado, aliado à eficiência da recuperação de energia durante as descidas dos Alpes, permitiu que os veículos percorressem toda a rota com apenas duas breves recargas.
O sistema de direção do eixo traseiro se destacou, proporcionando agilidade e manobrabilidade superiores, um recurso especialmente valorizado em veículos grandes, como as futuras Grand Limousines, e que será um diferencial para o uso diário urbano e em viagens.
Segundo Dr. Andreas Zygan, chefe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Vans, “nossos futuros MPVs demonstraram mais uma vez sua plena adequação ao uso cotidiano. A travessia da Europa, dos Alpes até Roma, com apenas duas recargas rápidas, evidencia a eficiência da nova arquitetura elétrica para vans.”
O percurso faz parte de uma bateria de testes de validação de maturidade realizados pela marca. Além das simulações digitais e ensaios em laboratório no campus de desenvolvimento em Stuttgart/Untertürkheim, os protótipos enfrentam desafios reais em estrada. Em 2024, os primeiros veículos da arquitetura VLE já haviam cruzado a Europa até o Círculo Polar Ártico, com testes de inverno extremo realizados na Suécia no início de 2025.
A partir de 2026, a Mercedes-Benz inicia uma nova era com a introdução da Van Electric Architecture, modular e escalável, que permitirá distinguir claramente os modelos privados (MPVs) dos comerciais. Essa abordagem visa entregar valor agregado ao cliente, adaptando-se com precisão às expectativas de design, funcionalidade e usabilidade.
Dentro dessa estratégia surgem as Grand Limousines, nome dado aos novos modelos de MPVs de luxo da marca. Os veículos, que serão comercializados como Mercedes-Benz VLE (com até 8 lugares) e Mercedes-Benz VLS, prometem combinar conforto familiar, estilo executivo e mobilidade premium para lazer e negócios. O VLS, inclusive, inaugurará um segmento próprio no mercado, elevando o conceito de sofisticação elétrica.
E, pela primeira vez, a Mercedes-Benz oferecerá esses MPVs elétricos de médio porte nos Estados Unidos, Canadá e China, ampliando sua ofensiva global na mobilidade elétrica de luxo.
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Recuperação de energia (recuperação) – Tecnologia que transforma energia cinética, durante frenagens ou desacelerações, em energia elétrica para recarregar a bateria do veículo.
Direção do eixo traseiro – Sistema que permite o esterçamento das rodas traseiras em baixa e alta velocidade, melhorando manobras e estabilidade.
Arquitetura modular elétrica (VEA) – Plataforma escalável desenvolvida para vans elétricas da Mercedes-Benz, que permite múltiplas configurações de veículos com base em um mesmo conjunto estrutural e técnico.