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Volvo ES90: primeiro sedã 100% elétrico da marca tem menor pegada de carbono da história da fabricante

Modelo será produzido com energia neutra e conta com arquitetura elétrica de 800V, aerodinâmica otimizada e materiais recicláveis

Com lançamento previsto para o Brasil em 2026, o Volvo ES90 estreia como o primeiro sedã totalmente elétrico da marca, combinando alta eficiência energética, baixa emissão de carbono e novas soluções de sustentabilidade industrial.

O novo Volvo ES90 inicia sua produção global nos próximos meses e será o primeiro sedã elétrico da fabricante sueca. O modelo adota uma abordagem ampla e integrada de sustentabilidade, que começa desde a escolha dos materiais até a forma como é carregado. Segundo o relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) divulgado pela montadora, o ES90 apresenta pegada de carbono de 31 toneladas, quando carregado com a matriz energética média europeia. Se recarregado com energia eólica, esse valor cai para 26 toneladas.

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Com esses números, o ES90 tem a menor pegada de carbono entre todos os modelos da Volvo já avaliados, sendo 50% menor que a do S90 híbrido leve e 30% menor que a versão híbrida plug-in. O resultado também supera os dados dos SUVs elétricos EX40 e EC40, reforçando a eficiência do sedã no uso de recursos e emissões.

A Volvo segue um compromisso de longo prazo com a descarbonização de sua cadeia global, mirando emissões líquidas zero até 2040. “Vamos além da legislação vigente e temos ambições claras porque isso é importante para nós”, afirma Vanessa Butani, chefe de sustentabilidade global da Volvo Cars. Segundo ela, o ES90 é resultado de uma abordagem holística, que inclui economia circular, manufatura com energia limpa e rastreabilidade de baterias.

Mais que elétrico: eficiência, aerodinâmica e materiais sustentáveis

Além de ser 100% elétrico, o ES90 é o primeiro modelo da Volvo com arquitetura de 800 volts, o que melhora a eficiência energética e permite recargas mais rápidas, com menor geração de calor e componentes mais leves. O carro apresenta ainda coeficiente de arrasto (Cx) de 0,25 – o mais baixo já registrado por um modelo da Volvo –, contribuindo diretamente para o menor consumo de energia.

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A estrutura do ES90 incorpora cerca de:

  • 29% de alumínio reciclado
  • 18% de aço reciclado
  • 16% de polímeros reciclados
  • Além de madeira certificada FSC no acabamento interno

O estofamento Nordico é feito com materiais reciclados como garrafas PET e insumos de origem biológica, representando um avanço na redução do impacto ambiental da cabine. Outro destaque é o passaporte de bateria baseado em blockchain, pioneiro na Volvo, que permite rastrear a origem das matérias-primas e monitorar a integridade da bateria durante toda a vida útil do veículo.

Produção e chegada ao Brasil

A produção do primeiro ES90 destinado ao público começa nos próximos meses no hemisfério norte. O sedã já pode ser encomendado em diversos mercados europeus, com expansão programada para outras regiões até 2026. A chegada ao Brasil está prevista para o segundo semestre de 2026, marcando o retorno da marca ao segmento de sedãs no país, mas com foco em sustentabilidade.

“O novo ES90 não é apenas mais um sedã. Ele representa um marco tecnológico e ambiental para a nossa operação. Estou ansioso para vê-lo nas ruas brasileiras”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

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  • Pegada de carbono (CO₂eq): medida que soma todas as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do veículo – da extração de materiais à sua destinação final.
  • Arquitetura elétrica de 800V: sistema de alta voltagem que permite maior potência de carregamento, menor dissipação térmica e redução do tempo de recarga.
  • Coeficiente de arrasto (Cx): indicador aerodinâmico. Quanto menor o valor, menor a resistência do ar e maior a eficiência energética.
  • Passaporte de bateria: documento digital baseado em blockchain, que permite rastrear a origem de metais como lítio e cobalto e avaliar a vida útil da bateria.
  • Nordico: material têxtil premium feito a partir de garrafas PET recicladas e fontes renováveis, usado no interior dos carros elétricos da Volvo.
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