O eActros 400 se tornou o primeiro caminhão elétrico a atravessar o trecho mais movimentado da Via Dutra com uma única carga de bateria. Com 442 km percorridos entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ), a Mercedes-Benz do Brasil inicia uma nova fase de eletromobilidade no transporte de cargas pesadas.
A Mercedes-Benz do Brasil concluiu com êxito um teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400, voltado a operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O trajeto partiu da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e terminou no Posto Galápagos, em São João de Meriti (RJ), cruzando um dos trechos mais movimentados da Via Dutra, eixo logístico vital para o país.
Com autonomia total de 442 km rodados sem necessidade de recarga intermediária, o eActros 400 manteve velocidade média de 63 km/h e alcançou eficiência energética de 0,70 kWh/km, segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Mesmo ao final do percurso, o caminhão ainda contava com 30% de carga disponível. O teste foi feito com PBT de 19.200 kg, sendo 6.200 kg de carga líquida.
O modelo é parte da nova estratégia da Mercedes-Benz para o transporte sustentável no Brasil. Ainda em 2025, a marca inicia testes operacionais com clientes em diversos segmentos, envolvendo tanto o eActros (400 e 300) quanto o caminhão leve elétrico FUSO eCanter, todos com zero emissões locais. Os testes contarão com parceiros estratégicos, como Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.
Segundo Ferrarez, essa nova fase marca o protagonismo da Mercedes-Benz do Brasil dentro do grupo Daimler Truck, que já conta com 15 modelos elétricos em seu portfólio global. A marca destaca que o país passa a integrar as regiões-chave da eletromobilidade para caminhões, unindo engenharia local e expertise global.
O eActros é indicado para aplicações logísticas interurbanas, sendo compatível com carroçarias como baú carga seca, refrigerado, porta-pallets, entre outras. Para os testes, estarão disponíveis versões 6×2 com 336 ou 448 kWh de bateria e também cavalo mecânico 4×2 com 336 kWh, variando entre PBT de 19 a 27 toneladas e CMT de até 40 toneladas.
O eActros 400 conta com quatro pacotes de baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), com capacidade instalada total de 448 kWh, o que permite autonomia de até 400 km. O modelo eActros 300 utiliza três baterias, totalizando 336 kWh. O carregamento rápido pode ser realizado em até 1h15 com carregador de alta potência.
Na parte mecânica, o eActros se diferencia por um eixo elétrico com dois motores integrados, com potência contínua de 330 kW e pico de 400 kW, aliados a transmissão de duas marchas. Um dos destaques é o freio regenerativo, que reaproveita a energia das frenagens para recarregar as baterias.
O interior da cabine prioriza o conforto do motorista, com painel LCD colorido, display multimídia sensível ao toque, MirrorCam, botão start/stop, e comandos intuitivos. Já a segurança é reforçada com sistemas como ABA5 (frenagem autônoma), ASA (ponto cego), AAA (fadiga), ESP, LDWS, EPB e IHC (controle de farol).
Com experiência prévia na eletrificação de ônibus urbanos, como o eO500U e o futuro articulado eO500UA, a Mercedes-Benz amplia agora sua atuação com foco também no segmento de caminhões, posicionando o Brasil como peça estratégica em sua jornada global pela sustentabilidade no transporte pesado.
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PBT (Peso Bruto Total) – É o peso total do veículo somado à carga, combustível, motorista e passageiros. É essencial para definir a categoria e a aplicação do caminhão.
CMT (Capacidade Máxima de Tração) – Refere-se ao peso máximo que um cavalo mecânico pode tracionar, considerando reboques e semirreboques.
Eficiência energética (kWh/km) – Mede o consumo de energia por quilômetro rodado. No caso dos caminhões elétricos, valores abaixo de 1,0 kWh/km indicam boa eficiência.
Freio regenerativo – Sistema que transforma a energia cinética da frenagem em energia elétrica, devolvendo-a às baterias e aumentando a autonomia do veículo.