terça-feira, 29 julho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

CB 650R 2026 estreia no Brasil com E-Clutch

Embreagem eletrônica revoluciona pilotagem da naked quatro cilindros da Honda. Modelo chega com visual renovado, mais tecnologia e sistema exclusivo que elimina a necessidade do manete de embreagem

A Honda apresenta no Brasil a nova CB 650R 2026, primeira motocicleta da marca a oferecer o sistema de embreagem eletrônica E-Clutch. O modelo traz ainda atualizações visuais, novo painel TFT e mais conectividade, mantendo o icônico motor quatro cilindros de 86,7 cv.

A CB 650R 2026 marca uma evolução significativa na linha Neo Sports Café da Honda, estreando a inovadora tecnologia E-Clutch, que elimina a necessidade de acionar o manete de embreagem para mudanças de marcha. Com esse sistema, o motociclista ganha praticidade no uso urbano e mantém o controle total para pilotagens mais esportivas.

- Publicidade -

A embreagem eletrônica E-Clutch permite operar as marchas normalmente pelo pedal, tanto para subir quanto reduzir, sem uso do manete — embora ele permaneça disponível no punho esquerdo. O sistema reconhece a intenção do piloto e realiza automaticamente o engate da marcha com precisão e suavidade, otimizando conforto e reduzindo o cansaço em percursos urbanos.

No design, a CB 650R 2026 exibe linhas mais refinadas e agressivas, com novo painel TFT de 5 polegadas, totalmente colorido e com conectividade via Honda RoadSync. O visual segue o estilo Neo Sports Café, que mistura o clássico e o moderno com personalidade única. O conjunto óptico em LED também foi redesenhado para transmitir sofisticação e robustez.

O motor quatro cilindros de 649 cm³ permanece com sua entrega progressiva e envolvente, produzindo 86,7 cv a 11.500 rpm e torque de 6,1 kgfm a 8.250 rpm. A eletrônica embarcada inclui controle de tração (HSTC), acelerador eletrônico (ride-by-wire) e três modos de pilotagem, além da possibilidade de configurar o nível de resposta e controle.

- Publicidade -

A ciclística também evoluiu. A nova suspensão dianteira Showa SFF-BP de 41 mm agora conta com ajuste de pré-carga, proporcionando mais controle e adaptabilidade. O conjunto de freios continua com duplo disco de 310 mm na dianteira com pinças radiais da Nissin e disco simples traseiro, ambos com ABS de dois canais.

Com peso em ordem de marcha de 207 kg, a CB 650R mantém sua proposta de naked esportiva versátil, equilibrando performance e facilidade de condução. A novidade reforça o posicionamento premium da moto dentro da gama média da Honda, sendo referência entre os modelos de quatro cilindros da categoria.

A Honda CB 650R E-Clutch estará disponível na rede de concessionários Honda a partir da 2ª quinzena de Agosto. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
 

- Publicidade -

A Honda CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Cinza Fosco, Azul Perolizado e Vermelho Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 58.270,00.

O sistema Honda E-Clutch realiza a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores. Pode ser considerado um meio termo entre as tecnologias Quickshifter e DCT – Dual Clutch Transmission, das quais aproveitou o desenvolvimento de abordagens técnicas comprovadamente eficazes, abrindo uma nova possibilidade para motociclistas de todos os tipos e níveis de experiência. O hardware da embreagem e da transmissão em si não diferem do de uma motocicleta convencional, com o sistema E-Clutch ultracompacto pesando apenas 2 quilos.

A operação prática do sistema Honda E-Clutch se caracteriza pela simplicidade, eliminando a necessidade de usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir marchas. O motociclista deve simplesmente acionar o pedal de câmbio para trocas de marcha ultrarrápidas e consistentes, o que resulta em maior prazer na pilotagem esportiva.

O uso da alavanca da embreagem não é necessário ao arrancar ou parar. O sistema E-Clutch ativa-se assim que o motor é ligado, e é capaz de gerenciar diversos cenários de utilização de modo suave, eliminando a possibilidade de o motor parar durante a operação, proporcionando maior conveniência e tranquilidade para a pilotagem urbana, especialmente as que preveem partidas e paradas frequentes.

Além do prazer e da praticidade, o E-Clutch oferece máxima flexibilidade. Se o condutor desejar, ele pode operar a alavanca da embreagem normalmente a qualquer momento. Quando a alavanca da embreagem é acionada, o sistema de embreagem eletrônica Honda só será reativado após menos de um segundo acima de uma determinada rotação do motor; e em até 5 segundos em rotações mais baixas. Caso o condutor deseje desligar o sistema durante um trajeto específico, isso também é possível através do interruptor no punho esquerdo. A mudança para operação manual é indicada pela letra “M” no painel de instrumentos.

O sistema Honda E-Clutch também permite que o condutor determine a “sensação de operação” para definir a intensidade da força necessária no pedal de câmbio para realizar uma troca de marcha. Três configurações estão disponíveis: Hard, Medium e Soft. O E-Clutch também avisará o condutor para reduzir a marcha por meio de um símbolo no painel de instrumentos se detectar que a motocicleta está em uma marcha alta demais para uma determinada velocidade.

O E-Clutch gerencia o engate e desengate da embreagem com base na leitura de parâmetros como velocidade, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor, pressão no pedal de câmbio, ângulo da engrenagem de redução do motor da embreagem, rotação do eixo intermediário do motor e posição da marcha. O E-Clutch é operado por meio de um atuador com dois motores elétricos localizados dentro da tampa lateral do motor direita. Conforme a embreagem é acionada ou desacionada, o ponto de ignição do motor e a injeção de combustível também são controlados, resultando em trocas de marcha suaves e sem trancos em qualquer situação.

Junya Ono, LPL (Large Project Leader) do Honda E-Clutch, declarou: “Nossa embreagem eletrônica foi projetada para oferecer aos motociclistas um novo tipo de experiência que pode tornar a pilotagem ainda mais divertida e emocionante. Ela também adiciona tranquilidade e conforto à condução na cidade ou ao trajeto diário. Esperamos que muitos motociclistas experimentem nosso novo sistema para desfrutar da combinação única de esportividade e flexibilidade que ele oferece.”

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

E-Clutch – sistema eletrônico de embreagem que automatiza a operação sem eliminar o manete, proporcionando trocas de marcha suaves sem necessidade de acionamento manual.
Neo Sports Café – linguagem de design da Honda que une elementos retrô com visual moderno e minimalista.
SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston) – suspensão dianteira com funções separadas por tubo e maior controle de amortecimento em uso esportivo.
HSTC (Honda Selectable Torque Control) – sistema de controle de tração da Honda que evita perda de aderência da roda traseira em acelerações intensas.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

SIMEA 2025 - AEA