EESC USP Fórmula SAE e Fórmula FEI Elétrico venceram as categorias Combustão e Elétrica da 21ª Fórmula SAE Brasil, realizada de 30 de julho a 3 de agosto no ECPA-SP, com recorde nacional de velocidade e participação de 66 equipes, incluindo times internacionais.
A EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (SP), e a Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário FEI (SP), subiram ao lugar mais alto do pódio na 21ª Competição Fórmula SAE Brasil, realizada entre 30 de julho e 3 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP).
Na categoria Combustão, a equipe da USP somou 882,2 pontos de um máximo de mil, utilizando um carro leve e compacto, com motor a combustão otimizado para desempenho. O projeto venceu as provas de Design e Business, ficando em 2º lugar em Custos e Manufatura, e garantiu vantagem na soma geral de pontos.
O pódio foi completado pela Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), em 2º lugar com 759 pontos, e pela Fórmula Cefast, do CEFET-MG, em 3º lugar com 647,9 pontos.
Já na categoria Elétrica, a campeã Fórmula FEI Elétrico somou 662 pontos, destacando-se com um protótipo equipado com tração integral e quatro motores elétricos independentes — um em cada roda. A segunda posição ficou com a UFPR Fórmula (423,1 pontos), e a terceira com a B’Energy Racing, da Facens (SP), que marcou 366,9 pontos.
Além dos títulos, as equipes brasileiras melhor colocadas estão habilitadas a representar o país na competição mundial da SAE International, realizada nos Estados Unidos.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a quebra do recorde nacional de aceleração. A Formula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), percorreu 75 metros em apenas 3,706 segundos, atingindo velocidade superior a 120 km/h.
De acordo com Renato Kazuo, diretor-geral da competição, a Fórmula SAE Brasil promove troca de conhecimento, empreendedorismo e trabalho em equipe, preparando engenheiros para desafios reais da indústria automotiva.
A edição 2025 contou com 66 equipes de 64 instituições brasileiras de 11 estados e do Distrito Federal, além de duas equipes internacionais, do Peru e Chile. Ao todo, foram 44 protótipos a combustão e 22 elétricos, todos desenvolvidos por universitários sob orientação docente. Em paralelo, ocorreu a SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, com veículos movidos a hidrogênio.
Criada nos Estados Unidos em 1981, a Fórmula SAE chegou ao Brasil em 2004 e segue como plataforma de desenvolvimento acadêmico, integrando teoria e prática na construção de veículos de alto desempenho.
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Motor a combustão – Sistema de propulsão que utiliza a queima controlada de combustível para gerar movimento, sendo comum em veículos leves e pesados.
Tração integral elétrica – Configuração em que cada roda possui seu próprio motor elétrico, proporcionando maior controle de torque e desempenho em curvas e aceleração.
Skid Pad – Prova que avalia a capacidade de aderência e estabilidade do veículo em curvas fechadas, simulando situações de alta exigência lateral.
Eficiência energética – Métrica que analisa o quanto de energia é necessário para o veículo percorrer determinada distância, sendo fundamental para desempenho e sustentabilidade.