A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra um novo marco com o quinto aniversário da família de caminhões extrapesados Meteor. Lançada em 2020, a linha rapidamente se estabeleceu no mercado e já superou a marca de 16 mil unidades emplacadas somente no Brasil. Reconhecido por sua robustez, tecnologia de ponta e conforto, o Meteor não apenas atende às rigorosas demandas do transporte de carga de longa distância no país, mas também expande sua presença em mercados da América Latina, como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai, reforçando sua relevância regional.
A família Meteor, composta pelos modelos 28.480 6×2 e 29.530 6×4, foi concebida para redefinir o segmento de extrapesados. Fruto de um investimento superior a R$ 1 bilhão, o projeto não se limitou ao desenvolvimento do produto, mas incluiu a construção de uma nova linha de montagem de cabines equipada com a moderna Manufatura 4.0. Esse processo otimizado garante um alto nível de automação e conectividade de dados, refletindo o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus em oferecer produtos de excelência.
Segundo Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, os modelos Meteor representam os maiores veículos já desenvolvidos pela marca. Essa afirmação destaca o projeto como um divisor de águas na história da empresa e ressalta o esforço de engenharia e a visão estratégica que resultaram em um produto alinhado com as necessidades do mercado e com as expectativas dos clientes.
A experiência a bordo de um VW Meteor é comparada a uma “primeira classe”, graças a uma cabine projetada para oferecer o máximo de conforto e espaço. A suspensão da cabine, com quatro bolsões de ar, e o banco premium com cinto de segurança integrado garantem uma jornada mais suave, enquanto o painel multifuncional 100% digital permite que o motorista acesse as principais funções de maneira prática e segura.
A tecnologia embarcada é um dos pontos fortes da linha Meteor. Os caminhões são equipados com o motor D26 de 13 litros e uma transmissão automatizada de 12 velocidades. Essa combinação não apenas garante potência e eficiência, mas também otimiza o consumo de combustível e reduz o desgaste dos componentes. Além disso, a presença do sistema RIO, uma solução digital de serviços, proporciona aos clientes relatórios detalhados e ferramentas para gerenciar e reduzir o custo total de operação (TCO) em até 5%.
Desde 2024, a linha Meteor também oferece o freio retarder como opcional, um sistema de frenagem auxiliar que aumenta a segurança e a vida útil dos componentes dos freios de serviço. O freio retarder atua de forma independente, criando uma resistência hidráulica no eixo da transmissão para desacelerar o veículo de maneira controlada. Com seis estágios de acionamento, ele pode ser usado em conjunto com o freio-motor, entregando uma potência de frenagem combinada de até 1.225 cv, uma das maiores do mercado.
A flexibilidade é outro diferencial da linha Meteor. Os clientes podem escolher entre diversas opções de distância entre eixos (3.200, 3.400 ou 3.600 mm) para otimizar a distribuição de carga de acordo com suas necessidades específicas. Além disso, a opção de suspensão de cabine com oito bolsões de ar e a escolha entre suspensão metálica ou pneumática reforçam o compromisso da marca em oferecer um produto versátil e adaptável a diferentes tipos de aplicação.
A longevidade e o sucesso do VW Meteor no mercado demonstram a maturidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus em desenvolver e entregar produtos que combinam alta performance, tecnologia e um foco genuíno no conforto e segurança do motorista. A capacidade do Meteor de competir de forma eficiente em um segmento tão exigente é um reflexo do investimento contínuo da marca em inovação e na sua compreensão das necessidades do mercado brasileiro e da América Latina.
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Manufatura 4.0 – Conceito de produção industrial inteligente que utiliza tecnologias como automação, conectividade e análise de dados para otimizar processos e aumentar a eficiência.
RIO – Solução de telemetria e gestão de frota que coleta dados do veículo em tempo real, fornecendo informações sobre o desempenho, o consumo de combustível e a localização para otimizar a operação.
TCO (Total Cost of Ownership) – É o custo total de posse de um veículo ou equipamento, que inclui não apenas o preço de compra, mas também os gastos com manutenção, combustível, seguro e impostos ao longo de sua vida útil.
Freio Retarder – Sistema auxiliar de frenagem que utiliza resistência hidráulica ou eletromagnética para diminuir a velocidade de um veículo, reduzindo o desgaste dos freios de serviço, especialmente em longas descidas.