Resumo: Porto Alegre dá um passo importante na eletrificação de sua frota de transporte coletivo com a chegada do primeiro ônibus elétrico articulado. Apresentado oficialmente durante o Acampamento Farroupilha, o veículo de 21,5 metros, com tecnologia 100% nacional, tem autonomia de 250 km e capacidade para 150 passageiros, oferecendo conforto, conectividade e reduzindo as emissões e ruídos urbanos.
A cidade de Porto Alegre acaba de ampliar sua frota de transporte público com a chegada de um novo e inovador veículo: o primeiro ônibus elétrico articulado a operar na capital gaúcha. O modelo foi apresentado durante o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia.
A iniciativa é resultado de uma parceria estratégica entre as empresas Savar, Mecasul, Caio e Eletra, que uniram esforços para trazer essa solução de mobilidade sustentável para o transporte público da cidade.
O ônibus será integrado às linhas municipais nas próximas semanas, e sua operação visa aprimorar o serviço de transporte em corredores de alta demanda, oferecendo maior capacidade e eficiência.
Diferente dos ônibus elétricos já em circulação na cidade, este modelo se destaca por suas dimensões e capacidade. Com 21,5 metros de comprimento, ele pode transportar até 150 passageiros de uma só vez.
Um dos pontos mais importantes do projeto é a sua tecnologia 100% nacional. A produção do veículo foi resultado da colaboração entre diversas empresas brasileiras especializadas em seus respectivos segmentos.
O sistema de tração e a integração do veículo foram desenvolvidos pela Eletra, enquanto o chassi foi fornecido pela Mercedes-Benz. A carroceria, um modelo eMillennium, é uma criação da Caio.
Já o motor elétrico, o inversor e o pacote de baterias foram projetados e fornecidos pela WEG, garantindo que os principais componentes do veículo fossem produzidos no Brasil.
Essa configuração com componentes nacionais oferece uma grande vantagem, pois garante maior independência tecnológica. Além disso, a manutenção se torna mais simples, com suporte e peças disponíveis facilmente no mercado local.
No quesito desempenho, o ônibus elétrico articulado possui uma autonomia de 250 quilômetros. Essa capacidade é suficiente para cobrir longas rotas urbanas sem a necessidade de recargas frequentes.
A recarga completa do veículo pode ser realizada em até quatro horas, um tempo relativamente curto que permite a rápida disponibilidade do veículo para as próximas jornadas, sem comprometer a operação.
Além da eficiência energética e da autonomia, o novo ônibus contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Por ser elétrico, ele não emite poluentes locais e ajuda a diminuir o ruído urbano.
No interior, o veículo foi projetado para oferecer uma experiência de viagem superior aos passageiros. O modelo é equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB para maior conveniência.
A acessibilidade também foi uma prioridade no design do ônibus. O veículo conta com acessibilidade universal, incluindo um espaço dedicado e seguro para cadeiras de rodas.
O novo ônibus faz parte de um plano maior de modernização da frota de Porto Alegre. A cidade planeja adquirir um lote de 100 veículos elétricos por meio do Programa Mais Transporte, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU).
A estratégia de eletrificação do transporte público posiciona Porto Alegre como uma das cidades brasileiras que investem em soluções de mobilidade mais limpas e eficientes.
A longo prazo, o investimento em ônibus elétricos, como este modelo articulado, tem como objetivo principal a redução dos custos operacionais. Embora o custo inicial seja mais alto, o custo de manutenção e o abastecimento elétrico são significativamente menores.
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Articulado – Um tipo de ônibus que possui duas seções rígidas conectadas por uma junta giratória, permitindo maior capacidade de passageiros em uma única viagem.
Autonomia – A distância máxima que um veículo elétrico consegue percorrer com uma única carga completa das baterias, antes de precisar ser recarregado novamente.
Sistema de tração – Conjunto de componentes que inclui o motor elétrico, o inversor e a transmissão, responsável por gerar e transmitir a força para as rodas do veículo.
Eficiência energética – A capacidade de um veículo de converter a energia armazenada (eletricidade) em movimento de forma otimizada, com o mínimo de perdas.