sábado, 20 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fábrica da Gilbarco Veeder-Root no Brasil opera 100% com energia renovável

Unidade de Barueri, em São Paulo, adota fontes como energia eólica e solar, reduzindo a emissão de 16,80 toneladas de CO2 por ano

A fábrica da Gilbarco Veeder-Root em Barueri, SP, passou a operar integralmente com energia de fontes renováveis, como eólica, solar e biomassa. A medida, que faz parte de um compromisso global da Vontier com a sustentabilidade, resultará na redução anual de 16,80 toneladas de CO2. A unidade, que se tornou uma referência global em 2023, reforça seu posicionamento alinhado com a descarbonização e eficiência produtiva.

A Gilbarco Veeder-Root anuncia um marco importante em suas operações no Brasil. A fábrica da empresa, localizada em Barueri, São Paulo, passou a utilizar 100% de energia proveniente de fontes renováveis.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essa mudança é parte do compromisso global da Vontier, grupo do qual a Gilbarco Veeder-Root faz parte, em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e avançar em direção a uma economia de baixo carbono.

A unidade brasileira foi elevada à categoria de planta global em 2023, o que a tornou uma referência na produção e exportação de soluções para o setor de mobilidade para toda a América Latina.

A adoção de energia totalmente renovável alinha a eficiência produtiva da fábrica com práticas sustentáveis, reforçando seu papel estratégico dentro do grupo.

- Publicidade -

De acordo com a equipe técnica da empresa, a energia consumida é contratada diretamente no Ambiente de Contratação Livre (ACL), o que permite que a Gilbarco escolha seus fornecedores e as fontes de energia.

Essa energia é proveniente de um mix de fontes renováveis, incluindo a geração eólica, hidrelétrica, solar e de biomassa.

A transição para o consumo de energia limpa foi realizada com o suporte da Witzler | Ultragaz, uma empresa de engenharia e consultoria especializada na gestão de consumidores no mercado livre.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A consultoria foi responsável pelo protocolo técnico que permitiu a comprovação de que a energia utilizada pela fábrica é de origem totalmente renovável.

A validação do processo segue os rigorosos critérios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), garantindo a rastreabilidade da origem da energia.

Essa conformidade permite que a Gilbarco Veeder-Root reporte seus avanços em plataformas internacionais de sustentabilidade, como o GHG Protocol, CDP e GRI.

A transição para a energia renovável trará um impacto significativo para o meio ambiente. A empresa estima que a fábrica brasileira deixará de emitir 16,80 toneladas de CO2 por ano.

Essa redução nas emissões de carbono é equivalente ao que mais de 13 campos de futebol de árvores preservadas absorveriam anualmente, demonstrando o impacto positivo da medida.

A iniciativa se soma a outros avanços sustentáveis do grupo Vontier, que desde 2020 já reduziu em 40% suas emissões absolutas dos escopos 1 e 2.

Além disso, a Vontier adota processos de verificação externa baseados em protocolos globais de sustentabilidade, o que levou a empresa a ser incluída na lista das mais sustentáveis do mundo pela revista TIME em 2025.

Segundo Bruno Rosas, presidente da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina, a transição é um passo concreto na jornada de sustentabilidade da empresa.

A medida também reflete o compromisso do grupo Vontier em construir um futuro mais limpo e eficiente, posicionando a empresa como líder em seu setor também na questão ambiental.

O foco em sustentabilidade é um diferencial competitivo da Gilbarco Veeder-Root no mercado de soluções para o setor de mobilidade, que está cada vez mais atento a práticas ambientais.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

CO2 – Dióxido de carbono, um gás incolor e inodoro que é o principal responsável pelo efeito estufa e pelo aquecimento global.

Energia renovável – Energia que vem de fontes naturais que se reabastecem constantemente, como sol, vento, água e biomassa, e que não poluem o meio ambiente.

Ambiente de Contratação Livre (ACL) – Um mercado no qual grandes consumidores de energia elétrica podem negociar diretamente a compra de energia com os geradores e comercializadoras, escolhendo a fonte e o preço.

Biomassa – Matéria orgânica de origem vegetal ou animal que pode ser utilizada como fonte de energia, como bagaço de cana-de-açúcar e resíduos agrícolas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil