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Stellantis exibe Fiat Fastback e Peugeot 2008 com tecnologia Bio-Hybrid no Congresso SAE Brasil

A empresa reforça sua estratégia de descarbonização e o investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul ao apresentar a tecnologia híbrida desenvolvida e produzida localmente no Polo Automotivo de Betim.

A Stellantis marcou presença no Congresso SAE Brasil 2025, exibindo o Fiat Fastback e o Peugeot 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. Esse sistema, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, marca o início da estratégia da empresa para a descarbonização da mobilidade, que prevê uma matriz múltipla de propulsão. A Stellantis planeja um investimento recorde de R$ 32 bilhões na América do Sul nos próximos anos, focado no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, powertrains e tecnologias híbridas que utilizam o etanol.

A Stellantis apoiou o Congresso SAE Brasil 2025, realizado nos dias 7 e 8 de outubro em São Paulo, reforçando seu compromisso com a engenharia nacional.

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Durante o evento, a empresa exibiu os modelos Fiat Fastback e Peugeot 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.

A tecnologia Bio-Hybrid foi inteiramente desenvolvida e produzida localmente pela Stellantis na América do Sul, um fato que demonstra a autonomia tecnológica da empresa.

Esses produtos marcam os primeiros passos da estratégia da Stellantis para a descarbonização da mobilidade na região.

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A empresa está evoluindo gradualmente para uma matriz múltipla de propulsão, buscando soluções que se adequem às necessidades do mercado local.

Essa matriz múltipla incluirá a coexistência de motores a combustão flex de menor porte e mais eficientes do ponto de vista energético.

Também farão parte dessa estratégia os motores elétricos e sistemas híbridos combinados com etanol, valorizando o combustível brasileiro.

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Para viabilizar essa transformação, a Stellantis anunciou um investimento recorde de R$ 32 bilhões na América do Sul ao longo dos próximos anos.

Esse investimento será direcionado para o lançamento de novos produtos, powertrains, tecnologias e novas oportunidades de negócios.

Os novos veículos que serão lançados permitirão diferentes níveis de hibridização, desde sistemas leves até os mais complexos.

O investimento e os novos produtos materializam a aptidão da empresa em projetar, desenvolver e produzir localmente novas tecnologias híbridas.

Tais tecnologias, como o Bio-Hybrid, são projetadas para atender especificamente aos desejos e às condições do mercado brasileiro.

O Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, é o hub global da Stellantis para o desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid.

Integrando esse polo, o TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex é o maior da América Latina no segmento.

Este centro tecnológico é capaz de desenvolver e produzir motorizações híbridas de baixa, média e alta voltagem, reforçando o compromisso com a engenharia nacional.

O Polo de Betim possui autonomia tecnológica para todas as etapas de desenvolvimento de veículos, desde a concepção até a produção.

O Tech Center Stellantis de Betim reúne uma equipe completa de engenheiros, designers e técnicos em um espaço estratégico.

O local integra o Safety Center, o Development Center, o Virtual Center e conta com 60 laboratórios de última geração para testes e validações.

O desenvolvimento local do Bio-Hybrid pela Stellantis permite que a empresa ofereça soluções de descarbonização mais acessíveis e adaptadas à infraestrutura de combustíveis do país.

Em comparação, a concorrência que depende de importação ou de sistemas não otimizados para o etanol pode ter custos e complexidade maiores na adequação ao mercado.

O investimento bilionário é uma clara vantagem estratégica que posiciona a Stellantis como líder no desenvolvimento de mobilidade híbrida-flex na região.

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Bio-Hybrid – Tecnologia de propulsão híbrida (combinação de motor a combustão e elétrico) desenvolvida pela Stellantis para ser compatível com o uso do etanol (biocombustível).

Descarbonização da mobilidade – Processo de redução da emissão de gases de efeito estufa pelos veículos, buscando alternativas mais limpas de propulsão, como a elétrica e a híbrida-flex.

Matriz múltipla de propulsão – Estratégia que considera a coexistência de diferentes tipos de motores (a combustão mais eficiente, elétricos e híbridos) para atender diversas demandas de mercado e níveis de emissão.

Powertrains – Termo que se refere ao sistema de propulsão completo do veículo, incluindo motor, transmissão, eixos de transmissão e todos os componentes que geram e entregam potência às rodas.

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