A Tupy, por meio de sua subsidiária MWM, e a PepsiCo uniram-se em um projeto de inovação tecnológica para transformar um caminhão originalmente movido a diesel em um veículo 100% abastecido com gás natural e biometano. A iniciativa, que integra a frota piloto da PepsiCo, demonstra um forte compromisso com a descarbonização e pode reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa quando o veículo utiliza biometano, além de otimizar recursos ao prolongar a vida útil de veículos existentes.
A Tupy, multinacional brasileira, em parceria com a PepsiCo, apresentou a transformação de um caminhão que antes utilizava diesel para operar integralmente com gás natural e biometano.
O projeto foi executado pela MWM, subsidiária da Tupy, que se consolida como referência em soluções sustentáveis de transformação veicular.
Esta iniciativa tecnológica reforça o compromisso da PepsiCo com a descarbonização de sua frota logística e a busca por maior eficiência e economia circular.
O caminhão convertido, ao ser abastecido com biometano, que é um biocombustível, pode reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa, em comparação com o uso do diesel.
A estimativa da parceria indica que cada veículo que passar por essa conversão deixará de emitir cerca de 8 toneladas de CO₂ por ano, um ganho ambiental significativo.
Além dos notáveis ganhos ambientais, a utilização do motor movido a biometano proporciona maior previsibilidade nos custos com combustível para a operação.
Essa previsibilidade é importante, pois o custo do diesel sofre variações constantes no mercado, afetando diretamente a competitividade logística.
O motor transformado mantém o torque e a potência equivalentes ao desempenho do motor a diesel original, garantindo que não haja perda de produtividade na operação de transporte.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de reaproveitar veículos já existentes na frota da PepsiCo, o que prolonga sua vida útil e otimiza a alocação de recursos financeiros.
O caminhão convertido possui uma autonomia de até 350 km por abastecimento, o que é adequado para rotas logísticas regionais e urbanas da PepsiCo.
O reabastecimento do caminhão pode ser feito na primeira estação de biometano da PepsiCo na América Latina, que está instalada na fábrica da empresa em Itu, no interior de São Paulo.
Esta estação já é responsável por abastecer cerca de 70% da frota a gás que a companhia já possui, indicando a escala de uso deste combustível.
Cristian Malevic, Head da Unidade de Negócios Energia & Descarbonização da Tupy, afirmou que o projeto é um marco por combinar sustentabilidade, eficiência e inovação.
O projeto do caminhão transformado faz parte da frota piloto da PepsiCo, com a expectativa de que a solução seja expandida nos próximos anos para novas unidades e outras categorias de veículos.
A PepsiCo possui uma frota de aproximadamente 4 mil veículos, além de cerca de 100 transportadoras parceiras, com projeção de ganhos ambientais e econômicos substanciais ao ampliar o uso do biometano.
Para a Tupy, a iniciativa fortalece a presença da marca MWM como uma referência em transformação veicular no mercado brasileiro, abrindo caminho para novos projetos e parcerias estratégicas.
A conversão para biometano é um importante contraponto tecnológico em relação aos veículos a diesel convencionais, que ainda dominam a logística brasileira, oferecendo uma alternativa de combustível renovável.
Enquanto o mercado de caminhões a gás e elétricos novos ainda está em fase de crescimento e exige alto investimento, a solução de retrofit (transformação) da MWM oferece um caminho de menor custo para a descarbonização da frota existente.
O preço da conversão se traduz em uma vantagem competitiva de custo-benefício para a PepsiCo em comparação com a aquisição de uma frota totalmente nova de caminhões a gás de fábrica.
A transformação demonstra que o foco da PepsiCo não é apenas em adquirir o mais novo, mas sim em aplicar inovação e sustentabilidade em toda a sua cadeia operacional e patrimônio existente.
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Biometano – Gás natural renovável (GNV) produzido a partir da purificação do biogás, que é gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, sendo um biocombustível com baixo impacto ambiental.
Torque – Força de rotação que o motor é capaz de gerar. É a medida da capacidade do motor de realizar trabalho, essencial para a aceleração e transporte de cargas pesadas.
Descarbonização – Processo de redução das emissões de dióxido de carbono ($CO_2$) ou de gases de efeito estufa ($GEE$) na atmosfera, geralmente por meio da substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas.
Economia Circular – Modelo econômico de produção e consumo que envolve o compartilhamento, aluguel, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes, prolongando seu ciclo de vida.