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Mercedes-Benz expõe chassi eO500U e celebra 400 ônibus elétricos vendidos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil utiliza a Arena ANTP 2025 para destacar a eletromobilidade e o eO500U, seu chassi de ônibus elétrico urbano a baterias que já superou o marco de 400 unidades vendidas no país e tem autonomia recorde de até 270 km.

Com foco em “Mobilidade sustentável para um futuro melhor”, a Mercedes-Benz do Brasil participa da Arena ANTP 2025, de 28 a 30 de outubro, expondo o chassi do ônibus elétrico urbano eO500U. A empresa celebra o marco de 400 unidades vendidas do modelo a bateria, comercializadas desde o início de 2024 até setembro, principalmente para o Estado de São Paulo. O eO500U, desenvolvido no Brasil e em linha com os princípios ESG da Daimler Buses, oferece zero emissão local de CO2, é extremamente silencioso e conta com a maior autonomia do segmento, além de ser apoiado por serviços especializados de eMobility e telemetria FleetBus.

A Mercedes-Benz do Brasil marca presença na 24ª edição da Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que ocorre no Transamérica Expo Center em São Paulo.

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O evento, realizado entre 28 e 30 de outubro, tem como mote “Mobilidade sustentável para um futuro melhor”, abordando temas como eletromobilidade, descarbonização e transição energética.

O principal destaque da marca no evento é a exposição do chassi de ônibus elétrico urbano a baterias, o modelo eO500U.

O estande da Mercedes-Benz demonstrará aos visitantes o FleetBus, o serviço de telemetria exclusivo da marca para a gestão de frotas de ônibus.

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Paralelamente à exposição, executivos da empresa participarão de painéis de debates sobre mobilidade sustentável.

No dia 29 de outubro, Mike Munhato, gerente de Eletromobilidade, será um dos debatedores no painel sobre “Avanços e desafios para transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”.

Já no dia 30 de outubro, Simone Krüger Frizzo, vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Mercedes-Benz América Latina, participará do painel “Elas no transporte. Equidade em movimento: como lideranças femininas aceleram a transformação da mobilidade”.

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Em um anúncio significativo, Walter Barbosa informou que a Mercedes-Benz do Brasil superou o marco de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U vendidos a bateria.

Este volume de vendas é acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano, demonstrando a consolidação da presença da marca na eletromobilidade.

As 400 unidades do ônibus elétrico, com tecnologia própria da marca, foram comercializadas majoritariamente para empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, em especial a capital.

O executivo destaca a importância de expandir a presença de eletromobilidade na cidade de São Paulo, que tem um sistema de transporte coletivo fortemente baseado em ônibus.

Em 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de 120 ônibus elétricos, sendo 80 unidades do modelo eO500U da marca Mercedes-Benz.

Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, totalizando mais de 5 milhões de km rodados.

Entre os clientes da marca, destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto.

O eO500U foi totalmente desenvolvido no País, considerando a realidade brasileira e latino-americana, sendo produzido na Linha 4.0 da fábrica em São Bernardo do Campo.

O modelo é um Padron 4×2 de piso baixo, baseado no consagrado chassi O 500, e pode receber carrocerias de até 13,2 metros.

Os benefícios ambientais e sociais do eO500U incluem zero emissão local de CO₂, zero poluição do ar, e é extremamente silencioso e sem vibração, elevando o conforto a bordo.

Um dos seus principais diferenciais técnicos é a autonomia de até 270 km, que é a maior entre os ônibus elétricos disponíveis no Brasil.

O eO500U também assegura a maior capacidade de transporte de passageiros em seu segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CCS2, o mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses globalmente.

A recarga completa do eO500U leva até três horas, otimizando o tempo de parada.

Atualmente, o ônibus elétrico da Mercedes-Benz está em testes de demonstração fora de São Paulo, em estados como Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com planos futuros para o Rio de Janeiro.

A expansão do modelo brasileiro também alcança o exterior, com demonstrações já realizadas no Chile e na Argentina, e planejadas para o México.

No Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular em termos de consumo de energia e capacidade de passageiros.

A Mercedes-Benz oferece suporte completo no ecossistema da eletromobilidade através da equipe eMobility, que apoia clientes, motoristas, oficinas e concessionários na transição do motor diesel para a tração elétrica.

O FleetBus, com módulo de série nos veículos elétricos e Euro6 (fabricados a partir de 2025), oferece ao gestor informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas, incluindo análises de performance e diagnóstico remoto do trem de força.

Em uma análise estratégica, o eO500U possui a vantagem de ter sido desenvolvido no Brasil para as condições latino-americanas, conferindo-lhe uma vantagem competitiva de robustez e adaptação.

A autonomia de até 270 km é um ponto forte que o diferencia de concorrentes, reduzindo a necessidade de recargas frequentes. A principal desvantagem para a eletromobilidade no Brasil, no entanto, é estrutural: a necessidade de empenho efetivo dos governos e da iniciativa privada para viabilizar o financiamento e a infraestrutura de recarga, conforme aponta Walter Barbosa.

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Chassi eO500U – Estrutura do ônibus desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil para tração 100% elétrica, permitindo a montagem de carrocerias de até 13,2 metros. O “U” indica ser um modelo Urbano e o “e” a propulsão Elétrica.

Sistema Plug-in CCS2 – O Plug-in CCS2 (Combined Charging System 2) é um padrão tecnológico de conector e comunicação para recarga de baterias de veículos elétricos. Este sistema permite que o veículo seja conectado a um ponto de recarga externo (tomada) para abastecer sua bateria.

Telemetria FleetBus – Serviço de gestão de frotas que utiliza conectividade e dados em tempo real para monitorar o desempenho dos ônibus e o comportamento dos motoristas. Permite diagnóstico remoto do trem de força e auxilia o gestor na redução de custos e otimização da manutenção.

Trem de Força – Termo técnico que se refere a todo o sistema de componentes de um veículo que gera potência e a transmite para as rodas. No caso do eO500U, o trem de força é elétrico, incluindo baterias, motores elétricos e eixos (transmissão).

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