A iniciativa faz parte do programa BRIDGE e pretende beneficiar mais de 3.000 estudantes com conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, aproximando educação, indústria e oportunidades profissionais.
A ação realizada em São Paulo amplia o alcance nacional da parceria entre BMW Group e UNICEF, conectando jovens a tecnologias, competências técnicas e conteúdos essenciais para o mundo do trabalho.
O BMW Group Brasil recebeu estudantes da Escola Estadual Professor Rômulo Pero na Academia BMW Group Brasil SENAI-SP, fortalecendo sua estratégia de investir em pessoas, tecnologia e mobilidade sustentável. O encontro integra a iniciativa global BRIDGE – Educating young people for tomorrow, today, firmada entre a empresa alemã e o UNICEF.
A parceria foi desenvolvida para impactar adolescentes e jovens de 14 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa já ocorre em Manaus (AM) e São Luís (MA) e agora avança em São Paulo por meio do programa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF.
A ação realizada no dia 19 de novembro tem como objetivo aproximar estudantes dos conceitos de eletromobilidade, das tecnologias exclusivas do BMW Group e das oportunidades oferecidas pelo setor automotivo. Os jovens tiveram contato direto com sistemas modernos aplicados na indústria, além de receber orientações sobre carreira e formação técnica.
A meta do programa BRIDGE é beneficiar mais de 3.000 estudantes com educação STEAM, reforçando a importância de competências técnicas e socioemocionais para as próximas gerações. O enfoque inclui habilidades ligadas ao uso de tecnologias avançadas e formas de pensamento multidisciplinar.
Durante a visita, os estudantes puderam entender melhor o processo de transformação digital do setor automotivo, especialmente no contexto da eletromobilidade. A BMW destacou como a indústria exige conhecimentos em engenharia, software, sustentabilidade e novas formas de mobilidade.
O ambiente da Academia BMW Group SENAI-SP contribui para demonstrar como o ensino técnico pode ser integrado ao desenvolvimento de competências exigidas pela indústria moderna. A vivência prática reforça a preparação para um mercado altamente competitivo.
No âmbito da educação pública, a parceria entre o UNICEF e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) amplia a implementação da abordagem STEAM nas escolas estaduais. O enfoque busca tornar o aprendizado mais conectado às demandas reais do mundo do trabalho.
O apoio inclui a cocriação de materiais pedagógicos, revisão de planejamentos de aula, capacitação de professores e sensibilização de estudantes para o desenvolvimento de novas habilidades. A iniciativa também busca aproximar a escola das tendências tecnológicas e industriais.
O monitoramento das ações envolve o acompanhamento da aplicação das aulas e a disseminação de boas práticas que fortalecem uma rede de aprendizagem. Essa rede contribui para uma educação mais dinâmica, inovadora e alinhada às exigências da sociedade contemporânea.
Ao integrar indústria, educação e inovação, a parceria BMW Group–UNICEF reforça o compromisso com o desenvolvimento social e com a preparação das futuras gerações para uma economia digitalizada e sustentável.
A atuação conjunta também serve de referência para outras empresas que desejam colaborar com políticas de formação técnica e inclusão profissional.
O fortalecimento da educação STEAM representa um avanço estratégico para setores que demandam profissionais qualificados, como automobilístico, tecnológico e industrial. A presença da BMW nesse movimento reforça sua postura de liderança em inovação.
A iniciativa também contribui para reduzir desigualdades, oferecendo oportunidades concretas para que jovens ampliem sua trajetória educacional, participem de programas de formação e ingressem em carreiras de alta relevância.
Ao final da visita, ficou evidente a importância de ações educativas integradas ao setor automotivo, ampliando perspectivas e preparando estudantes para profissões em constante evolução.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Eletromobilidade
Refere-se às tecnologias e sistemas que utilizam motores elétricos como forma de propulsão. Envolve baterias, inversores, carregamento e gestão de energia para garantir eficiência e autonomia.
STEAM
Integra cinco áreas — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — para desenvolver habilidades multidisciplinares e pensamento crítico, conectando teoria e prática de forma aplicada.
Competências socioemocionais
Conjunto de habilidades relacionadas a comportamento, trabalho em equipe, comunicação, resiliência e tomada de decisão, essenciais para a adaptação às novas exigências profissionais.
