A produção do Chevrolet Spark EUV inicia no Brasil e confirma o Ceará como polo da eletrificação. O Captiva EV será fabricado em 2026, ampliando o portfólio da Chevrolet e consolidando a PACE como base tecnológica.
O Chevrolet Spark EUV começou a ser produzido no Brasil nesta quarta-feira (3), na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas, ministros, parlamentares e executivos da GM América do Sul e da COMEXPORT. Mecânica Online® acompanha direto do Ceará início da produção do modelo.
O evento marcou a inauguração oficial do polo automotivo multimarcas da PACE, voltado para tecnologias avançadas. Além do Spark EUV, foi confirmado que o Chevrolet Captiva EV também será produzido na unidade a partir de 2026, ampliando a oferta de veículos elétricos da marca no país.
A produção local ocorre no ano em que a GM celebra 100 anos de operações no Brasil, sustentada por uma estrutura industrial robusta e centros de engenharia. A parceria com a PACE foi desenhada para atender ao estágio atual da eletrificação, garantindo eficiência operacional e flexibilidade para expansão conforme a demanda evolui.
Segundo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, trazer a produção dos modelos elétricos para o Brasil é um passo estratégico que fortalece a competitividade e prepara o terreno para a evolução da cadeia produtiva nacional.
O presidente da COMEXPORT, Alan Goldlust, destacou que a planta reúne condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no país, com eficiência e rigor tecnológico.
A operação fortalece a economia regional, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento de competências essenciais para a eletrificação, posicionando o Ceará como protagonista da nova fase tecnológica da indústria automotiva brasileira.
Spark EUV e Captiva EV – O Spark EUV é o primeiro modelo elétrico da Chevrolet produzido no Brasil. Compacto e urbano, chega para atender consumidores que buscam mobilidade elétrica acessível e eficiente.
Já o Captiva EV, previsto para 2026, ocupará espaço estratégico no segmento de SUVs elétricos, categoria que cresce rapidamente no país. Sua fabricação local permitirá acelerar a adoção de tecnologias avançadas e ampliar a competitividade da Chevrolet frente a rivais como BYD, GWM e Renault.
A decisão da GM reforça o movimento de eletrificação no Brasil, que ainda enfrenta desafios como infraestrutura de recarga e custo elevado dos veículos. Produzir localmente modelos elétricos é um passo importante para reduzir preços, ampliar escala e consolidar a indústria nacional na transição energética.
O Ceará ganha protagonismo como polo automotivo, atraindo investimentos e consolidando a PACE como base tecnológica para futuros projetos. A estratégia da GM é clara: iniciar com modelos adaptados ao momento do mercado e evoluir gradualmente para maior escala de eletrificação.
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EUV (Electric Utility Vehicle) – Versão elétrica de utilitário compacto, voltada para uso urbano e eficiente.
PBT (Peso Bruto Total) – Capacidade máxima de peso que o veículo pode transportar, incluindo carga e passageiros.
SKD (Semi Knocked Down) – Modelo de montagem industrial em que veículos chegam parcialmente desmontados e são finalizados localmente, reduzindo custos e facilitando adaptação ao mercado.
