O ano de 2025 foi marcado por expansão e chegada de novas marcas ao Brasil, mas também pelo fim da produção e venda de modelos importantes. Ao todo, 9 carros saíram de linha, refletindo mudanças estratégicas das montadoras e a preferência crescente por SUVs e veículos eletrificados.
Audi A4
O sedã médio deixou de ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2025. A decisão fez parte da estratégia da Audi de unificar as linhas A4 e A5, evitando sobreposição de produtos. O recém-lançado A5, assumiu o papel de sedã médio da marca, competindo diretamente com o BMW Série 3.
Jaguar E-Pace
O menor SUV da Jaguar saiu de linha no início de 2025. Equipado com motor 2.0 turbo flex de 249 cv, nunca alcançou grande destaque comercial. A decisão está ligada ao reposicionamento global da Jaguar, que passou a priorizar veículos elétricos de alto luxo.
Jaguar F-Pace
O SUV médio também deixou de ser oferecido, restando apenas unidades em estoque. No Brasil, era vendido na versão híbrida plug-in (404 cv). Sua retirada marca o fim da atuação da Jaguar no segmento de SUVs até a chegada da nova geração prevista para 2026 ou 2027.
Jaguar I-Pace
Primeiro SUV elétrico da marca, o I-Pace contava com dois motores elétricos, entregando 400 cv e 71 kgfm, além de bateria de 90 kWh e autonomia de até 470 km. Apesar da boa aceitação inicial, foi retirado do portfólio junto com os demais modelos, como parte do reposicionamento mundial da Jaguar.
Jeep Compass Diesel
As versões com motor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas foram descontinuadas em 2025. O propulsor deixou de ser produzido na Itália e não atendia às normas de emissões do Proconve L8. Enquanto outros modelos da Stellantis migraram para o novo motor 2.2 turbodiesel, o Compass manteve apenas as opções 1.3 turbo flex T270 e 2.0 Hurricane a gasolina.
Renault Stepway
O hatch aventureiro saiu gradualmente do mercado. As versões 1.6 foram descontinuadas em 2024, restando apenas a opção 1.0 aspirado de 82 cv. Com vendas em queda e a chegada do Renault Kardian, a produção foi encerrada definitivamente em 2025.
Toyota Yaris Sedã
Produzido até o fim de 2024, teve suas últimas unidades vendidas em 2025. O modelo perdeu espaço diante da preferência por SUVs compactos e abriu caminho para o lançamento do Yaris Cross, que assumiu o protagonismo da linha.
Toyota Yaris Hatch
Seguiu o mesmo destino do sedã, deixando de ser vendido no Brasil em 2025. Ainda é produzido em Sorocaba (SP) para exportação, mas no mercado nacional foi substituído pelo Yaris Cross. Equipado com motor 1.5 aspirado de 110 cv e câmbio CVT, o hatch não resistiu à mudança de perfil do consumidor.
Volkswagen Polo GTS
A versão esportiva do Polo foi encerrada em março de 2025. Lançado em 2019, trazia motor 1.4 turbo flex de 150 cv e câmbio automático de seis marchas. O fim do Polo GTS faz parte da estratégia da Volkswagen de concentrar esportivos em SUVs, com o lançamento do Nivus GTS, que herdou a mesma mecânica para competir com o Fiat Fastback Abarth.
A saída de modelos da Jaguar mostra o reposicionamento da marca para veículos elétricos de luxo, abandonando SUVs tradicionais.
O fim do Jeep Compass Diesel reflete o impacto das normas ambientais mais rigorosas e a transição para motores mais modernos.
A Toyota reorganizou sua linha, substituindo sedãs e hatches pelo Yaris Cross, alinhando-se à preferência por SUVs compactos.
A Volkswagen reforçou a tendência de esportivos em SUVs, deixando de lado hatches como o Polo GTS.
O Audi A4 encerrou um ciclo histórico, dando espaço ao A5 para enfrentar rivais premium.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Proconve L8: Programa de Controle da Poluição Veicular que estabelece limites mais rigorosos de emissões no Brasil.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido recarregável em tomada, com maior autonomia elétrica.
CVT (Continuously Variable Transmission): Transmissão automática que oferece trocas contínuas de marcha, priorizando eficiência.


