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Nova motorização é destaque do Grand Cherokee Limited turbodiesel

Depois de brilhar no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a versão movida a diesel do Jeep® Grand Cherokee chega ao mercado para reforçar o sucesso da quarta geração do modelo, lançada no Brasil no início de 2011.

Desta forma, o modelo mais luxuoso da Jeep, que reinventou o segmento de utilitários-esportivos em 1992 e acumula mais de 230 prêmios e quase 5 milhões de unidades ao redor do mundo desde então, agora conta com uma nova opção, ao lado das versões com o moderno Pentastar V6, a gasolina. O momento é especial pois o Grand Cherokee foi o campeão de vendas da Jeep em 2012, com mais de 220 mil unidades em todo o mundo.

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Disponível apenas na configuração Limited, a mais completa, o Grand Cherokee CRD tem debaixo do capô sua grande novidade. Trata-se de um motor V6 turbo de 3 litros que produz 241 cv e 56 mkgf, números cerca de 10% superiores aos da mecânica utilizada na geração anterior do modelo.

Construído na Itália pela VM Motori, o novo propulsor também está mais econômico e menos poluente do que antes. Completado pelo câmbio automático de cinco marchas, o eficiente e robusto conjunto mecânico do Grand Cherokee conta ainda com a tração nas quatro rodas Quadra-Trac II, permitindo conduzir em qualquer terreno e rebocar uma carga de até 3.500 kg.

O Jeep Grand Cherokee Limited CRD proporciona o equilíbrio ideal entre real capacidade 4×4 e o refinamento de um automóvel de passeio com acabamento interno de primeira classe, economia de combustível aprimorada e funções inovadoras, sem deixar de lado a lendária desenvoltura off-road.

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Mecânica Online® – Se o motor é a alma de qualquer veículo, a da versão diesel do Grand Cherokee é das mais atuais, tendo sido desenvolvida para o exigente mercado europeu. Com os principais compenentes feitos de alumínio, a usina de força desse lançamento da Jeep tem seis cilindros dispostos em duas bancadas em V a 60° e desenvolve a potência de 241 cv a 4.000 rpm e torque de 56 mkgf entre 1.800 e 2.800 rpm.

Em testes realizados na Europa, esses números 10% melhores que antes resultaram em excelente desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e velocidade máxima de 202 km/h. Fechando o pacote da eficiência, a economia de combustível aumentou quase 20% na comparação com o propulsor a diesel usado antes.

De acordo as medições europeias, o consumo médio é de 12 km/l. A emissão de CO2 foi reduzida também em 20%, para 218 gramas por quilômetro, em ciclo combinado (cidade/estrada).

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O novo V6 turbodiesel da VM Motori é equipado com sistema de injeção common-rail de última geração, que trabalha com pressão de 1.800 bar, empregando a tecnologia Multijet II, desenvolvida e patenteada pela Fiat Powertrain.

Pequena e com um intercooler ar-ar, a turbina VGT 2056, da Garrett, é de geometria variável, gerando respostas quase imediatas. Pesando 230 kg, o motor é leve para sua classe e de dimensões compactas, medindo 695 mm de comprimento, 729 mm de largura e 697,5 mm de altura.

O motor está associado ao consagrado câmbio automático A580 de cinco velocidades que permite trocas suaves de marcha com ótimo consumo de combustível e inclui um controle eletrônico adaptativo ou controle manual Auto Stick acionado pelo motorista, a Seleção Eletrônica de Marchas (ERS) e uma embreagem do conversor de torque modulada eletronicamente.

Por meio de um botão no console central, a tecnologia Selec-Terrain™ permite que o motorista “prepare” o sistema de tração integral para as condições do solo, como asfalto ou lama, por exemplo.

Esta função coordena eletronicamente até 12 combinações diferentes do conjunto motor-transmissão, sistemas de frenagem, incluindo o controle de aceleração, mudança de marchas, caixa de transferência, controle de tração e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Suspensões independentes dianteiras e traseiras permitem escolher as formas ideais para direção urbana, com os berços isolados das suspensões dianteira e traseira, e molas de curso variável que se combinam para melhorar as características urbanas e o conforto ao dirigir.

A suspensão traseira permite que o estepe seja guardado na parte interna, ao invés de embaixo do veículo. Em relação à versão com motor Pentastar, houve um ligeiro endurecimento de molas e amortecedores, para controlar ainda mais os movimentos da carroceria, devido ao aumento no torque.

Traços – As clássicas características da marca Jeep também estão presentes. Arcos de rodas trapezoidais e a grade com sete aberturas ajudam a compor o visual do Grand Cherokee. A parte inferior do para-choque dianteiro, removível, propicia aprimorada economia de combustível, melhor desempenho urbano e maior capacidade off-road.

Os ganchos para reboque são itens de série em todos os modelos, equipados com rodas de 18 polegadas. A lateral apresenta um perfil musculoso e atlético. As lanternas traseiras contornam o painel lateral traseiro do veículo e criam uma forma sólida, fornecendo uma aparência de classe superior.

O acabamento esmerado complementa o design, realçando o exterior do veículo. No interior, todo revestido de couro, o Grand Cherokee apresenta materiais elegantes, de primeira linha, além de muito espaço para ocupantes e carga.

Os bancos traseiros reclinam até 18°, oferecendo mais conforto e flexibilidade na posição sentada e fornecendo um volume máximo de carga no porta-malas, de até 782 litros.

O painel de instrumentos apresenta texturas agradáveis ao toque, com costura contrastante, combinação repetida por todo o interior – bancos, portas, consoles e descansos de braço.

Ao utilizar materiais mais macios, os designers da Jeep foram capazes de alcançar um alto nível de acabamento, complementado por menores níveis de ruídos no interior do veículo. Também contribui para a quietude interna o funcionamento silencioso do motor.

Recursos multimídia – Os recursos de entretenimento também se destacam no Jeep Grand Cherokee Limited CRD. O centro de tudo é o sistema MyGIG, controlado por tela sensível ao toque, de 6 polegadas. A potência e clareza do som são garantidas pelo nove alto-falantes da Alpine, sendo um subwoofer, com som surround Matrix.

Há ainda um HD de 30 GB, para armazenar mais de 4 mil músicas, por exemplo. Completando o conjunto multimídia, entradas auxiliar e USB, leitor de DVD e tela LCD de 9 polegadas para os passageiros de trás, com dois fones de ouvido sem fio e controle remoto. A conectividade é completa com o sistema Bluetooth Uconnect® com comando de voz.

Conteúdo – Sem opcionais, a configuração CRD acompanha o mesmo elevado nível de equipamentos da versão Limited movida a gasolina. O que significa contar com muitos itens dignos de nota tanto em conforto como segurança, a exemplo de: ar-condicionado automático digital de duas zonas, sete air bags com 11 pontos de proteção, incluindo uma bolsa para os joelhos do motorista, ajustes elétricos com memória no banco do motorista, coluna de direção, espelhos retrovisores externos (aquecidos) e estação do rádio, apoios de cabeça dianteiros ativos, bancos dianteiros com regulagens elétricas em oito direções, ajuste lombar e aquecimento, câmera traseira de estacionamento e sensores nos para-choques da frente e de trás, controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rolagem da carroceria, assistente de saída em subida e controle de oscilação de reboque, computador de bordo programável (EVIC), controle de velocidade de cruzeiro, entrada e partida sem chave Enter-N-GO, faróis dianteiros de xenônio Smart-Beam, lanterna de LEDs portátil e recarregável, limpadores de para-brisa com sensor de chuva ajustável, rodas de alumínio de 18 polegadas e teto solar elétrico.

Disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil espalhadas pelo País, o Jeep Grand Cherokee Limited Turbodiesel tem preço sugerido para o lançamento de R$ 219,9 mil.

Vale lembrar que o veículo mais sofisticado da Jeep continua a ser oferecido com o eficiente motor a gasolina Pentastar V6 3.6, tricampeão seguido na premiação da revista Wards, dos EUA.

Com 286 cv de potência, 35,4 mkgf de torque e ótimo rendimento, o propulsor equipa tanto o Grand Cherokee Laredo, oferecido pelo valor sugerido de R$ 159,9 mil, como a versão Limited, que sai por R$ 179,9 mil. Preços que o ajudam a colocá-lo na liderança dos SUVs grandes de luxo importados, com motor a gasolina.

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