A evolução foi completa na mais nova geração do Troller T4. Para os mais tradicionais o modelo pode até ter ficado muito moderno, mas o trabalho desenvolvido pela Troller buscou oferecer um veículo mais urbano, sem deixar de lado toda a robustez e características off-road assumidas desde o início da sua história. E acreditamos, a essa história ainda vai longe.
Disponível no mercado a partir de agosto, o Novo T4 passou por avanços em todos os aspectos do modelo. Design, mecânica, qualidade, processo de fabricação, itens de série, segurança, funcionalidades e tecnologias. Tudo isso mantendo a boa capacidade todo-terreno para enfrentar os desafios de trilhas e das precárias vias urbanas em muitas das cidades do nosso Brasil. E o melhor, é um projeto 100% nacional!
E a equipe do Mecânica Online® foi direto na fonte, para conhecer por completo todas as novidades. O Novo Troller T4 foi apresentado no estado do Ceará, no Nordeste brasileiro, local onde nasceu e é produzido até hoje. O produto foi mostrado junto com a nova fábrica da Troller, na cidade de Horizonte, que passou por um amplo processo de modernização e ampliação.
A unidade adotou em suas instalações novos processos de manufatura nas áreas de estamparia, soldagem, pintura e montagem para garantir altos padrões de qualidade e produtividade. Confira na seção Engenharia uma matéria exclusiva sobre a fábrica.
“Nosso objetivo ao desenvolver o Novo Troller T4 foi ampliar as qualidades que todos conhecem e são parte da sua essência off-road, entregando ao mesmo tempo um veículo mais moderno e avançado em termos de conveniência e acabamento para uso em diferentes tipos de pista”, explica Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.
Design – O Novo Troller T4 vem com protetor frontal e estribos laterais integrados à carroceria, bagageiro com barras transversais ajustáveis e aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado. Tomada de ar em posição elevada preparada para a instalação de snorkel e base para guincho integrada são equipamentos que contribuem para a sua versatilidade.
A criação do veículo foi inspirada em elementos que transmitem ao mesmo tempo imponência e agilidade, combinando forma e função. “Na fase de desenvolvimento do novo design, estudamos várias propostas. Algumas transmitem mais sensação de força, robustez, precisão ou agilidade. O resultado final é uma mistura de todos esses atributos, que combinamos para traduzir a personalidade do Novo T4”, diz João Marcos Ramos, designer chefe do projeto.
A nova carroceria tem uma distância entre-eixos maior, que amplia o espaço interno. Isso também reduz o balanço externo da carroceria, melhorando os ângulos e entrada e saída em obstáculos. O “ombro” robusto cria um desenho musculoso, que passa a sensação de força e proteção.
Ao mesmo tempo, ele tem um design simples e funcional feito para cumprir a sua missão e ser bonito também. O carro não só parece como realmente ficou maior, com 4.095 mm de comprimento, 1.977 mm de largura, 1.966 mm de altura e distância entre-eixos de 2.585 mm.
O teto solar duplo de vidro aumenta a luminosidade e a sensação de amplitude na cabine. Outros elementos funcionais são o protetor dianteiro integrado ao design, a capa dianteira removível para instalação de guincho, os pontos dianteiros de ancoragem para ganchos manilha e o bagageiro de teto.
As rodas de alumínio exclusivas, de 17 polegadas, vêm com pneus Pirelli Scorpion ATR 255/65 R 17 de uso misto (70% on-road, 30% off-road). A traseira tem uma tampa robusta, com estepe fixado na parte central e trava integrada ao comando das portas. As lanternas de LED, de aparência moderna, oferecem boa luminosidade.
O aerofólio no teto com brake-light integrado foi desenhado para evitar o acúmulo de poeira no vidro traseiro. O teto traz também uma antena flexível e removível, resistente ao choque com galhos na trilha. O porta-gancho na traseira oferece instalação simples e rápida para reboque.
A facilidade na troca de peças também foi considerada no projeto, usando o conceito modular. Para um off-road mais radical, é possível tirar as ponteiras dos para-choques, ou substituí-las por um modelo de aço, disponível como acessório. O estribo lateral integrado também pode ser trocado por uma versão de aço.
Para ficar ainda mais bonito, o T4 ganhou uma nova cartela de cores, com texturas premium: as perolizadas verde Mauritânia, laranja Nazca e verde Maragogi; as metálicas azul Maresias e prata Geada; e as sólidas preto Mendoza, amarelo Dakar, vermelho Arizona e branco Diamante II. Além disso, a marca continua a produzir cores especiais sob encomenda, para quem quer personalizar ao máximo o veículo.
O uso da cor cinza constrastante “London Grey” em partes da carroceria – grade dianteira, estribo, teto, espelhos, tomada de ar e tampa traseira – dá um toque de esportividade. A lateral exibe o logotipo 4×4 e a bandeira do Brasil, um sinal de orgulho da sua procedência.
Interior – O interior tem um novo design, com visual agradável e materiais de boa qualidade, que oferecem alta resistência e fácil limpeza para o uso em trilhas. As várias opções de regulagem do banco e os instrumentos à mão facilitam encontrar uma boa posição de dirigir.
Na cabine, o Novo Troller T4 traz conexões inteligentes e detalhes robustos para facilitar a utilização nas trilhas e na cidade, com aproveitamento das portas, painel e console para acomodar objetos e equipamentos. O interior é lavável e dispensa o dreno, com o escoamento da água feito pelos batentes de portas mais baixos.
O painel foi especialmente desenhado para o veículo, seguindo a mesma proposta gráfica de “engrenagem”. Ele tem três difusores de ar e oferece versatilidade para a instalação de GPS e outros equipamentos. O volante e os bancos de formato ergonômico favorecem o conforto. A cabine também já vem equipada com alto-falantes dianteiros em estilo “boom-box”.
O porta-malas comporta 134 litros (40 litros a mais que a geração anterior). O banco traseiro pode ser rebatido nas proporções de um terço, dois terços ou totalmente, ampliando a capacidade para até 950 litros.
Alinhado com a proposta de ser um utilitário ainda mais parrudo, fiel à sua genética “lameira”, mas também mais amigável no asfalto, podemos resumir que ele traz uma boa lista de equipamentos de série. Vem com ar-condicionado digital “dual zone”, CD-MP3 player com entrada auxiliar, USB e Bluetooth, vidros e espelhos elétricos, bagageiro de teto, lanternas de LED, teto solar duplo de vidro e rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus de uso misto.
Domando a fera – Quem já andou num T4 sabe que o modelo tem força de sobra. E agora, com 200 cavalos de potência fica fácil perceber a disposição para pegar qualquer tipo de estrada. Durante nosso teste com o veículo, simulamos muitas das situações que o cliente desse veículo gosta de fazer: trilhas, lama, buracos, dunas, água e vias dos mais diversos tipos.
Na verdade o que realmente fica é que a Ford, através da Troller, conseguiu domar o T4. Ou seja, ele está mais amigável no trecho urbano em sua nova geração, sem perde sua identidade off-road. O câmbio possui engates curtos e inicialmente com uma maior dureza em seus engates. A transmissão manual agora possui seis marchas e permite uma melhor distribuição da força.
Falta um apoio para o pé esquerdo e principalmente no quesito segurança a Troller preferiu seguir a legislação, que não obriga a aplicação de airbag na categoria fora-de-estrada – artigo 4º da resolução 311 do Contran.
O problema é que os principais concorrentes do T4 são equipados com airbags. É o caso do Suzuki Jimny e do Jeep Wrangler. E agora que o modelo fica mais acessível para o uso urbano, essa falta, considerando que ele não é um veículo barato, custa R$ 110.990, pode ser um fator decisivo na hora da compra para o consumidor mais exigente em segurança.
Ainda assim, a evolução foi muito bem vinda ao T4. A qualidade do acabamento interno deu um salto e não há dúvidas que o trabalho foi muito bem feito. Qualquer cliente da Troller vai ficar tentado com o novo produto, pois a melhora foi muito significativa. A aplicação do conjunto mecânico da Ranger abre um novo leque de opções para o modelo. O trabalho na redução do ruído interno e também da vibração ampliam as possibilidades de aplicação urbana.
Acessórios originais – O Novo Troller T4 conta com uma linha completa de acessórios originais para quem deseja personalizar e agregar mais funcionalidades ao veículo, composta por mais de 130 itens. Todos eles foram aprovados pela engenharia da marca quanto à qualidade e funcionamento para preservar a garantia do veículo.
A linha inclui acessórios como snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço e bagageiro. E também uma série de protetores – do cárter, câmbio, caixa de transferência, escapamento dianteiro, intermediário e traseiro e tanque – para percursos off-road mais radicais.
NOVO TROLLER T4 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Modelo: Utilitário T4 2015
Carroceria: compósito especial SMC
Chassi: longarinas de perfil retangular
No portas: 3
No passageiros: 5
Tração: 4×4 part time com reduzida
Direção: hidráulica de esferas recirculantes
Embreagem: monodisco seco, acionamento hidráulico, 273 mm
Bateria: 12 V, capacidade 65 Ah
Alternador: 14 V, capacidade 110 A
Motor: Ford Duratorq 3.2 L 20V Diesel
Combustível: Diesel S10
Disp. cilindros: 5 em linha
Válvulas: 20
Admissão de ar: turbo VNT Intercooler
Injeção: eletrônica – Common Rail Piezoelétrico
Diâm. cilindro: 89,90 mm
Curso êmbolos: 100,76 mm
Cilindrada: 3.198 cm3
Torque: 470 Nm @ 1.750-2.500 rpm
Potência: 200 cv (147 kW) @ 3.000 rpm
Rot. marcha lenta: 800 ± 150 rpm
Rotação máxima: 4.900 rpm
Taxa compressão: 15,5:1 ± 0,5
Transmissão
Tipo: manual mecânica
No. marchas: 6 à frente e 1 à ré
Relações de transmissão:
1ª: 5,441:1
2ª: 2,839:1
3ª: 1,721:1
4ª: 1,223:1
5ª: 1,000:1
6ª: 0,794:1
Ré: 4,935:1
Rel. final: 3,31:1
Relações de transferência
Normal: 1,000:1
Reduzida: 2,720:1
Rel. diferencial: 3,31:1
Pesos e Rendimentos
Peso em ordem marcha (kg):
Total: 2.140
Dianteira: 1.091
Traseira: 1.049
Carga útil: 420
Peso Bruto Total: 2.560
PBT Combinado: 5.100
Massa máxima indicada nos eixos (kg):
Dianteiro: 1.279
Traseiro: 1.385
Cap. máx. reboque sem freios: 750
Cap. máx. reboque com freios: 2.400
Carga máx. bagageiro teto: 150
Tanque de combustível (L): 62
Consumo de combustível (km/l)
Urbano: 8,85 (NBR 6601)
Rodoviário: 11,93 (NBR 7024)
Aceleração 0–100 km/h: 12,3 s
Nível de ruído dB(A)
Marcha lenta: 50,7
Cruzeiro (120 km/h) 74,2
Nível de emissões: Proconve L6
Freios
Servofreio: 10″
Cilindro mestre: 22,2 mm
Circuito hidráulico: duplo independente com ABS e EBD
Freios dianteiros: disco ventilado, 302 mm
área disco: 402,19 cm²/ área pastilhas: 76 cm²
Freios traseiros: disco rígido, 305 mm
área disco: 356,3 cm²/ área pastilhas: 50,25 cm²
Estacionamento: acionamento anual, atuação nas rodas traseiras
Suspensão
Dianteira: eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas
helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo
flutuante Dana 44-3
Traseira: eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas
helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo
semiflutuante Dana 44-4
Rodas: liga leve 17″x8″
Pneus: 255/65 R17 (70% on-road/ 30% off-road)
Dimensões (mm)
Entre-eixos: 2.585
Comprimento total: 4.095
Largura com retrovisores: 1.977
Altura com bagageiro: 1.966
Balanço dianteiro: 600
Balanço traseiro: 655 (s/ estepe)
Bitola do eixo dianteiro: 1.565
Bitola do eixo traseiro: 1.565
Vão livre solo sob os eixos: 227 (dianteiro) 208 (traseiro)
Vão livre solo no entre-eixos: 316
Capacidades
Ângulo de entrada: 51º
Ângulo de saída: 51º
Ângulo transposição rampa: 30º
Inclinação lateral máxima: 40º
Rampa máxima: 45º
Travessia na água: 800 mm
Raio de giro mínimo: 6.350 mm
Dimensões internas (mm)
Espaço pernas dianteiro: 1.054
Espaço cabeça dianteiro: 960
Espaço quadris dianteiro: 1.395
Espaço ombros dianteiro: 1.460
Espaço pernas traseiro: 794
Espaço cabeça traseiro: 965
Espaço quadris traseiro: 1.290
Espaço ombros traseiro: 1.378
Porta-malas
Largura máx.: 1.208 mm
Largura mín. 1.163 mm
Altura do assoalho ao teto: 900 mm
Volume com bancos posição normal: 134 L/ 159 L (até o teto)
Volume com banco traseiro rebatido: 558 L/ 950 L (até o teto).