A Scania alcança uma marca importante quando o assunto é conectividade. Desde 2011 investindo no padrão europeu de conectividade, a marca atingiu o marco de 170.000 veículos conectados. Só em 2015 a marca conseguiu adicionar em sua rede cerca de 70.000 caminhões e ônibus, ligando clientes de mais de 50 países. O sistema permite acompanhar e avaliar o desempenho dos veículos.
“Nossos clientes estão cada vez mais vendo as oportunidades apresentadas pela conectividade, a fim de melhorar a eficiência de seu desempenho e do veículo e, portanto, reduzir os custos. O interesse está crescendo em linha com a extensão de nossa oferta de serviços relacionados, também entre os operadores de ônibus e caminhões “, afirma Mattias Lundholm, Chefe de Serviços e Soluções unidade de negócios Conectados da da Scania.
O investimento da Scania em conectividade começou já em início dos anos 2000, quando os primeiros serviços digitais de gerenciamento de frota foram lançados.
Naquela época era sobre a informação obtida a partir de sistemas de gerenciamento de eletrônicos do veículo, que foi usado para analisar o consumo de combustível e desgaste, e por exemplo, como um motorista mudou de marcha, freou e fez uso de faixa de velocidade do motor.
Estes dados serviram de base para o serviço Scania Driver Training, mais tarde complementado pelo serviço de motoristas de Coaching Scania, que hoje são elementos fundamentais para o conceito Ecolution by Scania.
Usando esse conceito, o transportador pode reduzir o consumo de combustível entre 10 e 15 %, o que para um veículo de uso quase contínuo, rodando cerca de 200.000 km por ano, pode significar uma economia de combustível na faixa de 10 mil Euros.
Oficinas conectadas – Oficinas de serviços da Scanias começaram a usar a tecnologia de conectividade para ler remotamente os dados dos veículos e diagnosticar diretamente, a fim de reduzir o tempo de inatividade no âmbito das visitas de oficinas planejadas, bem como serviço de emergência ao longo da estrada.
O próximo passo no desenvolvimento de uma comunicação com o veículo de serviço e de manutenção, que se baseia na sua utilização específica e estilo de condução, em vez de apenas a distância de condução, que se aplica tradicionalmente na indústria.
Scania Watch – No final de 2014, o Scania Watch foi introduzido, é o primeiro dispositivo nessa linha da indústria de caminhão: um relógio de pulso com o qual o condutor pode ler remotamente os dados do veículo, mas também pode obter informações sobre tempos de condução e de repouso, bem como sua condição física.
“O Scania Watch é o primeiro exemplo em nosso desenvolvimento de serviços relacionados, que se estende muito além da comunicação com os seus sistemas eletrônicos do veículo real e no futuro, os transportadores e motoristas só precisarão executar duas combinações de teclas – uma para desbloquear seu telefone ou tablet e uma para clicar em um ícone da Scania – para ser capaz de pedir qualquer coisa de tempo na oficina e outros serviços na próxima parada”, conclui Lundholm.