sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Torque e potência do motor FPT Industrial de 10 litros conquistam motoristas do caminhão extrapesado da Ford

Após entregar uma nova fórmula em propulsão para a Ford Caminhões, com o motor de 10,3 litros para o extrapesado da marca, a FPT Industrial foi buscar a opinião dos usuários do motor diretamente na fonte.

O fornecimento do FPT 10,3L à Ford Caminhões teve início logo após o lançamento do caminhão, no segundo semestre de 2013. Desde então, os extrapesados da montadora – os modelos Cargo 2042 e o Cargo 2842 – vem conquistando a preferência de usuários do setor de construção pesada.

- Publicidade -

Três clientes da Ford Caminhões que possuem o modelo 2842 comprovam a força e qualidade do motor em aplicações como transporte de grãos, areia e pedra. Entre os pontos fortes, os motoristas das empresas consultadas destacaram o excelente torque (força) do FPT10,3L, que chega a 1.900Nm, além do desempenho do sistema de Arla 32 e ainda, a potência atingida com um motor de 10 litros.

Segundo Cristiano Stocco, coordenador de Logística do Grupo Averama, de Umuarama (PR), os motoristas da empresa enfatizaram o bom desempenho do motor FPT em tracionar o veículo em condições difíceis: “Temos 35 caminhões 2842 em nossa frota, que trabalham de segunda a sábado e nossos profissionais elogiam o desempenho do propulsor nas subidas de rampas”.

O Grupo Averama realiza o transporte de grãos em trechos rodoviários de curta distância, que, segundo Stocco, somam até 150 quilômetros, considerando a ida e a volta entre municípios paranaenses como Umuarama e Campo Mourão, e Umuarama e Maringá.

- Publicidade -

Todos os cavalos-mecânicos puxam implementos do tipo vanderleia (com três eixos espaçados). Em São Paulo (SP), a Comércio e Transporte de Areia e Pedra Agregado presta serviços de logística para construtoras e empresas de mineração em todo o estado paulista, levando os produtos que lhe dão nome: areia e pedra.

O proprietário Ricardo Valério comenta que o principal trecho de atuação dos caminhões Ford 2842 com implementos basculantes é feito entre Botucatu, no Interior Paulista, e a capital paulista, totalizando 235 quilômetros diários.

“Temos seis caminhões Ford Cargo Extrapesado, e gosto muito do desempenho do motor, que considero muito forte, com destaque para a qualidade de funcionamento do sistema de Arla”, diz Valério. Valério disse que os números registrados em relação ao consumo de combustível variam de acordo com a experiência do motorista.

- Publicidade -

“Não conseguimos registrar um número padrão, pois cada motorista, de acordo com sua experiência na condução, consegue um desempenho diferente”, avalia. Mas na avaliação geral, conseguimos tirar o máximo em performance nesse quesito.

A Paupedra, de Guarulhos (SP), atua há mais de 60 anos no mercado de mineração, concreto e asfalto. A empresa é especializada no processo de extração de pedra britada (tipo de rocha utilizado em larga escala na construção de rodovias e pavimentos de ruas e avenidas).

Com uma frota própria de caminhões, a Paupedra decidiu adquirir duas unidades do Ford Cargo 2842 para operações específicas. O desempenho do motor FPT 10,3L é o que mais chamou atenção no modelo, diz Luiz Matogrosso, diretor da empresa, lembrando que os motoristas “só tem elogios”: “Dele, não temos do que reclamar”.

Os dois Ford extrapesados estão em operações de transporte rodoviário e de apoio na Paupedra. “Um dos caminhões transporta areia entre Sorocaba e Guarulhos, fazendo 600 quilômetros em um dia – o equivalente a seis viagens por dia. O outro Ford carrega o combustível que abastece nossa frota em Guarulhos, e chega a percorrer 100 quilômetros em um dia”, finaliza Matogrosso.

Isso mostra que não podemos parar a operação para manutenção e os motores tem sido nossos aliados no dia a dia que temos na empresa”, finaliza. O motor FPT 10,3L Atendendo à norma Proconve P-7 (Euro V), o motor FPT de 10,3 litros com seis cilindros em linha entrega potência de 420cv a 2100rpm e torque de 1.900Nm de 1000-1500rpm.

O destaque para atingir esta performance é o turbo VGT (Turbo de Geometria Variável) que garante uma curva de torque plana de 1.000 a 1.500 rpm, traduzindo em respostas rápidas do motor nas trocas de marchas, garantindo excelente performance do caminhão com baixo consumo combustível.

O propulsor FPT10,3L é produzido na fábrica da FPT Industrial em Córdoba, na Argentina. “O fornecimento à Ford Caminhões faz parte da nossa estratégia de trabalhar o mercado aberto, como empresa totalmente independente das empresas do Grupo CNH Industrial.

Continuamos buscando novos negócios com outras montadoras que estiverem dispostas a adotar a qualidade dos nossos motores em seus veículos”, afirma Amauri Parizoto, diretor de Vendas da FPT Industrial na América Latina.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn