A Ford aproveita o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, para divulgar suas ações voltadas ao uso sustentável desse recurso natural, que geraram uma economia de 37 bilhões de litros globalmente no último quinquênio.
No Brasil, entre as iniciativas recentes estão a reciclagem e o projeto de captação de água de chuva para uso em processos fabris na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A chamada “Iniciativa Global de Gerenciamento de Água” da Ford vem introduzindo uma série de novas tecnologias e práticas em suas fábricas no mundo, visando a soluções sustentáveis para o uso racional. Essas ações vão desde iniciativas de grande porte, como mudanças no processo de usinagem de componentes com quantidade mínima de óleo, até hábitos mais simples como a lavagem a seco da sua frota de veículos.
Na fábrica de motores, transmissões e componentes automotivos de Taubaté, no interior de São Paulo, outro exemplo é a utilização de água reciclada dos processos industriais. O sistema abastece um lago existente nesta unidade que serve de abrigo para aves selvagens que passam num ciclo migratório pelo Vale do Paraíba, além de outras espécies que habitam o local.
O reconhecimento público das iniciativas da Ford é certificado por premiações que a empresa recebeu. Em 2015, a Ford foi uma das oito únicas multinacionais a ter a nota máxima da agência CDP, entidade internacional de avaliação e divulgação ambiental, pelas ações de conservação de água nos países onde opera, incluindo o Brasil.
Além dessa distinção, a Prefeitura de São Bernardo do Campo premiou recentemente a empresa pelos projetos de captação de água da chuva para reutilização em processos fabris na unidade local.