A segurança do motociclista depende de uma série de fatores, entre eles e talvez a mais importante está as condições dos pneus. Um pneu careca pode ocasionar em graves acidentes nas pistas, principalmente nos dias de chuva, e comprometer a vida de outros pilotos, além de ser ilegal. Por isso, é preciso manter os pneus em bom estado para prevenir acidentes e evitar multas.
Na hora de trocar os pneus utilize aquele de acordo com as especificações do fabricante, um dos maiores erros é usar pneus diferentes daqueles indicados para a sua moto. São muitos os modelos de pneus para motos no mercado, procure sempre os que oferecem maior qualidade, mas o ideal é aquele indicado pelo fabricante.
Em todos os tipos de pneus existe a marca TWI, que é um indicador de desgaste do pneu, que precisa ser verificado com certa frequência. Mas, antes de chegar ao desgaste com algumas atitudes é possível preservar sua vida útil. Confira algumas dicas abaixo.
1 – Mantenha os pneus sempre calibrados com as especificações do fabricante. Não esqueça de regular a pressão de acordo com as situações como: carona na garupa, carga ou apenas o condutor.
2 – Cuidado com as altas velocidades, principalmente nas curvas, acaba forçando o arrasto dos pneus que ocasiona em maior desgaste. Além de dirigir em alta velocidade provoca um superaquecimento que gera o desgasta da banda de rodagem.
3 – O balanceamento das rodas deve ser rotineiro.
4 – Na hora de trocar os pneus evite que a troca seja feita por borracheiros não habilitados. Certifique-se de que ele obtenha os equipamentos corretos e prefira que os pneus sejam montados por máquinas.
5 – Mantenha o alinhamento correto para que a roda esteja sempre no alinhamento certo com o piso.
6 – Não utilize pneus recauchutados ou com qualquer tipo de reforma.
7 – Nunca utilize pneus ou aros que não estejam de acordo com as especificações do fabricante, isso pode comprometer todo o desempenho da moto.