Amortecedor, mola, coxim batente, bandeja, manga de eixo e telescópio em bom estado, principais componentes do sistema de suspensão, são fundamentais para garantir a estabilidade e dirigibilidade do veículo. Por isso, merece especial atenção na hora da manutenção – Amortecedores desgastados ou danificados podem trazer diversos riscos aos ocupantes e veículo.
“O desgaste dos amortecedores eleva a distância de frenagem, tende à aquaplanagem do automóvel em superfícies alagadas e a sair para o lado de fora das curvas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, alertando para a ocorrência de graves acidentes.
Ele explica que os amortecedores tem a função de atenuar impactos na carroceria e manter os pneus em contato com o solo, assim, é responsável por garantir a segurança e boa dirigibilidade.
“Além de comprometer a estabilidade do veículo, trafegar com os amortecedores desgastados pode ocasionar também mais gastos do que o previsto aos consumidores na hora de fazer a manutenção”, alerta. Quando danificados, os componentes podem ocasionar, entre outras consequências, desgaste prematuro dos pneus.
Silva aponta alguns fatores que interfere na durabilidade dos amortecedores. Terrenos irregulares exercem mais impacto, podendo provocar o desgaste prematuro de vários componentes da suspensão. O modo como o condutor do veículo dirige também pode prejudicar o amortecedor.
Se não houver nenhum tipo de ocorrência que possa prejudicar o amortecedor, como cair em buracos, passar em redutor de velocidade de forma brusca, a recomendação é revisar o conjunto de suspensão a cada 10 mil km a partir dos 40.000 km. “O próprio motorista pode observar alterações no comportamento do veículo”, comenta.
Vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo após freadas e arrancadas, perda da estabilidade em curvas e pistas ruins, vazamento de óleo, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus podem ser indícios de que os componentes podem estar com danificados.