O piloto francês de Fórmula 1, Romain Grosjean, esteve a bordo de um Jaguar XF para completar uma série de testes de agilidade e habilidade ao volante. A estrela da maior categoria do automobilismo mundial estabeleceu os padrões a serem seguidos – e superados – por motoristas de todo o mundo, que poderão fazer o mesmo durante o tour global “Art of Performance”.
Com início previsto para este mês, o tour irá proporcionar aos clientes e interessados na compra de um Jaguar a oportunidade de dirigir toda a linha de veículos da marca em uma série de atividades, que incluem o desafio “Cones Inteligentes”.
A ação será promovida em alguns pontos turísticos espalhados pelas maiores cidades do mundo e irá testar a habilidade, agilidade e precisão ao volante dos participantes.
O tour global “Art of Performance” é uma ação da matriz de alcance global. No entanto, alguns países já realizam atividades do tipo. No Brasil, o “Dynamic Tour” passará a adotar o nome “Art of Performance”, que passará a fazer parte do calendário mundial da Jaguar.
Grosjean foi o primeiro a participar do desafio “Cones Inteligentes”, que utiliza a tecnologia wireless para iluminam aleatoriamente pares de cones, e assim, definir sempre uma rota diferente a ser seguida pelo condutor, além de avisá-los sobre seu próximo alvo.
As datas e locais do tour “Art of Performance” no Brasil ainda serão definidos nos próximos meses, mas já está prevista uma edição em julho, que será realizada em São Paulo.
O curso irá submeter os motoristas a testes de reflexo e habilidade. De tão imprevisível, ele pode ser comparado ao “Batak”, famoso treinamento esportivo de agilidade a qual atletas de alto rendimento são submetidos.
As reações dos motoristas e seus comandos a bordo dos veículos Jaguar são enviadas a um sistema central computadorizado que compila cada dado a uma velocidade de 100 vezes por segundo. Ao final do curso, cada motorista recebe um relatório com sua pontuação final, que leva em conta o modelo usado nos teste, além das condições climáticas e de condução.
Romain Grosjean, piloto da equipe Haas de Fórmula 1, disse: “a estrutura leve e a grande agilidade que o veículo mostrou ao ser conduzido faz do XF um modelo com alma verdadeiramente esportiva, que me permitiu explorar a minha performance ao limite.
Minha dica em relação aos cones inteligentes é permanecer completamente alerta e explorar muito a nossa visão periférica, já que a forma aleatória com a qual os cones se acendem é, talvez, o maior desafio. Sem dúvida é muito mais difícil do que parece. Eu convido a todos a tentar superar a minha pontuação de 49032”
Bob Grace, Diretor Regional da Jaguar Land Rover na Europa disse: “O objetivo do tour “Art of Performance” é mostrar na prática todo o design e desempenho da linha de veículos Jaguar, que foi completamente reformulada nos últimos anos e passaram a representar uma geração completamente nova de veículos da marca aos clientes de todo o mundo”.
Nos próximos 12 meses, o tour global “Art of Performance” irá visitar mais de 600 lugares em 46 países e deve contar com mais de 100 mil convidados que serão submetidos a uma experiência inesquecível a bordo de um veículo Jaguar.
Em cada edição estão programadas uma seleção de diversas atividades que vão desde o desafio dos cones inteligentes até a condução em diferentes pisos.
Entre os veículos que estarão disponíveis aos convidados estão o superesportivo F-TYPE, os sedãs XE, XF e XF além do mais novo veículo da Jaguar, o SUV F-PACE.