sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Treinamento de motoristas é essencial para manter a competitividade

Nos últimos 15 anos os custos para trabalhar no setor de transportes aumentaram desproporcionalmente em comparação ao preço pago pelo frete.

É um cenário que piorou com a evasão de motoristas em busca de outras oportunidades profissionais. Com a falta de condutores capacitados, parte dos transportadores e autônomos começou a investir em uma nova gestão da operação.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Nela o treinamento faz parte da planilha de investimentos e vem sendo uma das armas para manter a saúde financeira do negócio.

Contudo, nas últimas décadas, a visão de outra parcela do setor não mudou, apesar da evolução do desenvolvimento de produtos da indústria e das alterações das matrizes logísticas, que foram modificando o jeito de transportar.

O caminhão não parou no tempo, e chegaram novas tecnologias, a caixa automatizada, os motores eletrônicos (agora ainda mais econômicos), cabines mais modernas e diversos dispositivos de segurança e interatividade.

- Publicidade -

Da mesma forma que todas essas melhorias necessitam de atualização, quem está na direção do veículo também precisa se atualizar.

De nada adianta tanto investimento de engenharia se o motorista do transportador ou o autônomo não se reciclar com treinamento constante.

“A conta a ser feita é bem realista: quem não investir em formação do condutor está fadado a não ser mais competitivo no mercado”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Uma das essências do Scania Driver Competitions é conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento. Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão, e um dos caminhos para evitar um quadro mais crítico é justamente a capacitação. Por isso, a competição é um grande aliado, pois grande parte dos participantes tem acesso a cursos presenciais e a distância, e conforme forem avançando nas fases classificatórias vão adquirindo mais qualificação.”

Prova da ajuda concreta da competição se materializa num exemplo da última edição, em 2014, quando a Scania conquistou a confiança de embarcadores de carga como Danone, C&A e Cargill, além dos principais transportadores do País, que se engajaram no projeto.

Essas empresas compreenderam que o motorista capacitado colabora para a eficiência da cadeia logística e fizeram campanhas internas de incentivo à inscrição. Fator que ajudou a aumentar em 38% o número de participantes em relação a 2012. Para 2016, o Grupo Pão de Açúcar se junta aos três embarcadores.

“O Scania Driver Competitions impacta diretamente na sociedade, que não pode se esquecer do papel dos motoristas de caminhão para o desenvolvimento da economia, pois mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil são transportadas por eles”, diz Carvalho.

O caminhoneiro atua em todos os elos da cadeia do transporte rodoviário. Ele liga o campo à casa do consumidor. Os caminhões transferem a matéria-prima para as linhas de produção de toda a indústria, levam cargas aos centros de distribuição, entregam produtos ao comércio, às cidades e ainda recolhem o lixo.

“Assim, a capacitação é fundamental para que ele desempenhe um bom papel. Além disso, um profissional atualizado trabalha com mais segurança e aumenta sua preocupação com a direção defensiva. São fatores que revertem em benefícios à população”, explica.

Estatísticas práticas – De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), uma das apoiadoras da Scania na ação,um motorista capacitado pode reduzir em até 15% o consumo de combustível, diminuir em 40% as trocas de marchas e em 50% o número de frenagens, além de chegar ao patamar de 10% de economia dos pneus e do tempo das viagens.

No entanto, a formação ultrapassa o lado técnico do veículo, pois há também o trabalho com o lado psicológico do condutor e da conscientização para um trânsito mais seguro, capaz de reduzir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias. Tudo se encaixa e cria uma cadeia logística virtuosa. Altamente qualificados, esses motoristas constantemente retirarão o melhor do veículo.

Biblioteca virtual grátis para todos os inscritos – Uma das formas práticas de contribuição da Scania para a qualificação de motoristas está no ato da inscrição na competição, agora 100% online, no período de 9 de junho a 31 de agosto.

Ao efetuar o cadastro, o participante pode baixar um folheto digital com conteúdo educativo sobre a legislação vigente, preocupação ambiental e dicas relacionadas à condução responsável, defensiva e econômica.

O folheto o ajudará a passar para próxima fase e ficará disponível no portal mesmo após o fim da competição. Nas provas regionais, na semifinal e na final outros treinamentos serão oferecidos gratuitamente.

O Brasil já realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, e se mantém como recordista mundial de participantes, com mais de 172 mil inscritos. A eles proporcionou gratuitamente cerca de 40 mil horas de treinamento.

Além da organização do Scania Driver Competitions, a colaboração da fabricante nesse campo se solidifica no Programa de Treinamento de Motoristas Scania, por meio de instrutores chamados de “Master Drivers”.

Esses profissionais, qualificados e especialmente selecionados e treinados, têm a missão de ajudar os condutores a alcançar uma operação ainda mais eficiente e sustentável de seus veículos.

Os instrutores aplicam o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção, independentemente da tarefa de transporte a ser desempenhada.

Ao interessado em se destacar nesse mercado de trabalho há diversas alternativas, desde o curso oferecido pela rede Scania até as escolas especializadas em qualificação.

“Faço um convite também aos motoristas mais experientes, que podem aprender a operar veículos de maneira mais econômica e segura e ainda multiplicar seus conhecimentos com outros colegas de mais ou menos tempo de estrada”, conclui Carvalho.

A sexta edição da competição Scania Driver Competitions conta com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como apoiadores.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação