Com uma ampla linha de produtos e serviços, a ZF Friedrichshafen AG promove a eletrificação de veículos comerciais.
O foco está nas soluções para acionamentos totalmente elétricos de veículos urbanos com autonomia restrita e nas aplicações híbridas para o transporte de longa distância, setor em que o motor de combustão ainda será indispensável por muito tempo.
O mais recente desenvolvimento é o sistema de tração central puramente elétrico, que pode ser implementado em diversos conceitos de ônibus e caminhões de distribuição que circulam nos centros urbanos ou complementar o eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 já disponível no mercado.
Para os veículos comerciais leves, a ZF aproveitou a tecnologia do acionamento elétrico do eixo de automóveis. Além disso, a linha de produtos da marca contém soluções híbridas, como a transmissão TraXon Hybrid para caminhões pesados.
Completando o portfólio, a empresa se destaca com sua competência em eletrônica e integração de sistemas, bem como gerenciamento de energia, absolutamente essencial para essas aplicações.
Potentes motores a diesel de elevado torque continuam sendo indispensáveis para muitos modelos de veículos comerciais.
Contudo, nesse segmento, a eletrificação tem forte potencial, pois o driveline híbrido ou totalmente elétrico já se revela atualmente a melhor alternativa para algumas aplicações e em determinados mercados regionais.
“Hoje em dia, muitos veículos comerciais com quilometragem diária restrita já poderiam estar circulando no modo puramente elétrico”, afirma Fredrik Staedtler, responsável pela Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF.
A solução é imprescindível em grandes metrópoles da Europa e da Ásia, em que as atuais regulamentações relativas à emissão de poluentes são bem rigorosas.
Além disso, essenciais aos veículos de frotas, frequentemente escalados para voltar às suas bases depois da operação: à noite, caminhões de entrega e ônibus retornam à garagem ou terminal de carga e descarga, onde as baterias poderiam ser facilmente recarregadas.
Circulando na cidade no modo elétrico: novo sistema de tração central para ônibus e caminhões de distribuição – Complementando a linha de produtos que inclui o AVE 130, a ZF desenvolveu um sistema de tração central puramente elétrico, sobretudo para mover ônibus urbanos e caminhões de distribuição sem emissão de poluentes.
Esse acionamento central amplia o portfólio da marca tanto para ônibus pequenos como para aplicações com piso convencional, enquanto o conhecido AVE 130 é principalmente utilizado em veículos com piso baixo.
Futuramente, ambos os conceitos também estarão disponíveis como um sistema completo. Em outras palavras, com um controle de torque desenvolvido pela ZF e com inversores liberados pela empresa, o objetivo é disponibilizar ao cliente um sistema completo totalmente integrado.
Soluções híbridas para caminhões e ônibus – A ZF desenvolveu um produto especialmente para aplicações híbridas em veículos comerciais pesados: a TraXon Hybrid possui um motor elétrico alojado entre o motor de combustão e a transmissão.
Esse sistema híbrido paralelo viabiliza a implementação de todas as funcionalidades híbridas em um caminhão de 40 toneladas, desde a recuperação da energia de frenagem (regeneração), passando pelas manobras no modo totalmente elétrico e desligamento do motor com o veículo parado (função start-stop), até o suporte ao motor de combustão (boost).
Uma característica atrativa para muitas aplicações é que no modo de geração, o módulo híbrido também pode auxiliar na alimentação de energia elétrica de outras unidades – como no transporte frigorífico.
A ZF montou a TraXon Hybrid em seu Innovation Truck 2016, que, sobretudo com vista às futuras operações no terminal de carga e descarga, já faz manobras de modo autônomo e totalmente elétrico.
Além das aplicações em caminhões, a TraXon Hybrid também foca os ônibus rodoviários, que podem ser beneficiados com as mesmas vantagens do acionamento híbrido.
O novo sistema de tração central e o eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 permitem às montadoras de ônibus também implementarem sistemas híbridos.
Eles foram desenvolvidos como drivelines híbridos seriais, nos quais o motor de combustão apenas atua como gerador de energia elétrica e não como fonte direta de acionamento, o que os torna absolutamente perfeitos para o trânsito urbano.
Veículos comerciais leves: sinergia com as soluções para carros de passeio – A ZF utilizou o acionamento central de eixos de automóveis e o otimizou para veículos comerciais.
Em 2018, a versão do sistema totalmente integrado ZF para carros de passeio entrará na produção seriada de uma montadora europeia. O motor elétrico, a transmissão de uma velocidade de dois estágios com diferencial e a unidade eletrônica formam um conjunto altamente integrado e compacto.
O sistema fornece 150 kW, o que o torna tão potente para poder ser aplicado em veículos comerciais leves. “Encontrar sinergias entre carro de passeio e veículo comercial sempre foi uma grande vantagem da ZF, o que também abrange a nossa estratégia de eletrificação”, ressalta Staedtler.
Competência da ZF em software – Outro ponto forte da empresa é a expertise em eletrônica, que faz os sistemas trabalharem de forma inteligente e eficiente.
O software é fundamental para o gerenciamento de energia no veículo, consequentemente sendo responsável pela eficiência e a autonomia que efetivamente pode alcançar.
O conforto ao mudar de um modo de condução para outro e o cumprimento dos requisitos de segurança também são aspectos essencialmente determinados pelas configurações do software.
Além disso, como integradora de sistemas, o know-how da ZF é extremamente valioso para os clientes do segmento de veículos comerciais quando se trata, por exemplo, da integração eficiente da regeneração energética no sistema de gerenciamento de frenagem – ou seja, quando o motor elétrico está operando no modo gerador de energia elétrica e, ao mesmo tempo, desacelera levemente o veículo, sem ativar o freio de serviço.