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ZF-PowerLine: transmissão automática redefine padrões de eficiência e conforto nos segmentos de veículos comerciais

Batizada de PowerLine, com oito marchas e uma estrutura adotada dos sistemas utilizados em carros de passeio, a nova transmissão automática com conversor de torque supera consideravelmente os conceitos até hoje disponíveis para esses segmentos de veículos comerciais em praticamente todos os critérios decisivos.

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Em primeiro lugar, a ZF aumenta o potencial de economia de combustível, o conforto nas trocas de marcha, a relação potência-peso e, acima de tudo, a sustentabilidade em níveis bem mais altos.

Trata-se de uma pequena revolução iniciada no setor de transmissões automáticas para caminhões médios, picapes pesadas e ônibus.

A nova tecnologia será apresentada durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA) 2016, que será realizado em setembro, na Alemanha.

A tendência de abandonar as transmissões manuais e partir para os sistemas automatizados ou automáticos em veículos comerciais continua incessante.

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“Segundo as nossas análises de mercado, as transmissões mecânicas desaparecerão até 2025, sobretudo nos segmentos de veículos predestinados para a nova ZF-PowerLine”, afirma Winfried Gründler, responsável pela Unidade de Negócios de Transmissões para Caminhões e Vans da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF.

“Nos países que compõem o NAFTA, as transmissões manuais apenas serão utilizadas em nichos específicos; na União Europeia, a cota de equipamentos ‘manuais’ deverá diminuir de, atualmente, 60% para cerca de 10%; a nível global, de 80% para baixo de 50%”, prevê Gründler.

“A ZFPowerLine pode alavancar perfeitamente as grandes oportunidades para as transmissões automáticas – comparada com os sistemas atuais, sua economia de combustível é substancial, é adequada para motores com potência de até 1.400 Nm e as trocas de marcha são melhores do que qualquer transmissão disponível até hoje no mercado para caminhões médios, picapes pesadas e ônibus”, completa.

A PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.

Leve, potente e econômica – Após uma série de simulações e comparações de conceitos, oito marchas se revelaram ideais para cumprir as diversas metas definidas: com sua ampla relação de marcha que reduz o consumo de combustível, a PowerLine está no mesmo patamar dos sistemas que chegam a ter até duas marchas a mais.

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Sem contar que a transmissão tem peso inferior ao dos produtos concorrentes. Sem óleo, a novidade da ZF pesa apenas cerca de 150 kg, definindo novos padrões em termos de relação potência-peso.

A confiabilidade e os custos operacionais desempenham papel fundamental no setor de veículos comerciais, um aspecto que a empresa também considerou na ZF-PowerLine.

A marca aproveitou ao máximo as sinergias proporcionadas pela 8HP – o comprovado produto de grande sucesso com milhões de unidades vendidas e o referencial em matéria de transmissão automática para carros de passeio – a começar pelo conceito de planetárias dimensionado de forma totalmente diferente, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle, até o know-how na produção.

Os custos operacionais são reduzidos pelo menor consumo de combustível, maiores intervalos de troca do óleo e condução que evita desgastes.

Graças à sua genética automotiva, a PowerLine define novos padrões de qualidade nas trocas de marcha nos segmentos de veículos comerciais – as mudanças são sempre confortáveis, rápidas e sem interrupção da força de tração.

Uma solução de futuro, feita sob medida – Essa configuração significa que a PowerLine oferece funcionalidades bastante especiais também para veículos comerciais.

A transmissão está preparada para receber tanto tomadas de força como um freio automático de transmissão. Como modelo tipo powershift, a PowerLine se mostra perfeita para aplicação com motores a gás, cada vez mais utilizados em veículos comerciais.

Além disso, a ZF oferece opções que ampliam ainda mais as vantagens com relação à eficiência: a função start-stop chega a reduzir mais 5% do consumo de combustível e a capacidade híbrida promete potenciais de economia ainda maiores.

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