Modelo global de maior sucesso comercial da Chevrolet no mundo com mais de quatro milhões de unidades emplacadas, o Cruze 2017 traz para seu segmento um novo conceito arquitetônico de carroceria, com perfil dinâmico, otimizado e desenvolvido em túnel de vento.
A silhueta do veículo é marcada pela caída mais acentuada do teto em direção ao porta-malas, que tem tampa curta e alta como a linha de cintura do sedã. As rodas de alumínio de 17 polegadas e as linhas marcantes pelas formas musculares na lateral reforçam o caráter esportivo.
Influenciado pelos novos Chevrolet Impala e Malibu, demonstra a mais nova expressão global do DNA da marca, com os faróis e a grade superior integrados, porém sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.
No para-choque frontal, destacam-se os apêndices aerodinâmicos, incluindo o spoiler integrado à base e as asas esculpidas que ressaltam os faróis auxiliares. Por todo conjunto ser marcado por linhas horizontais, a impressão é que o carro é mais largo e baixo.
A traseira alta reforça o ar imponente do sedã, e as lanternas lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que cria à noite. Enquanto o para-choque é marcado por vincos e por defletores nas extremidades. No teto chama a atenção um discreto aerofólio que integra a terceira luz de freio.
O desenho da segunda geração do Cruze é resultado da inspiração dos projetistas e do resultado dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento. Com isso, chegou-se ao coeficiente de arrasto de apenas Cx 0.30.
Em relação às proporções da carroceria, o Novo Cruze ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor.
Interior mais aconchegante – Novas proporções e dimensões possibilitam um interior com mais espaco e conforto aos ocupantes.
O interior enfatiza a interação humana com a tecnología e conetividade. O redesenho dos painéis de instrumento e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos contribuíram para um ambiente mais ergonômico e aconchegante.
O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, mas com um novo design.
A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo.
O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de última geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.
O computador de bordo ainda possui a função ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.
Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8 polegadas capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.
O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas é igualmente inédito. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza impera.
Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas principalmente à noite.
Saiba mais | Lançamento do Novo Chevrolet Cruze