O sedan esportivo Subaru WRX, um dos lançamentos mais esperados da marca no Brasil em 2015, conquistou mais um importante prêmio internacional da imprensa especializada. O motor Boxer “FA20” 2.0 litros turbo, com injeção direta de combustível, “DIT”, que equipa o WRX foi eleito como um dos vencedores do prêmio “10 Best Engines of 2015” concedido pelo jornal americano Ward’s, especializado na indústria automotiva.Esta é a quarta vez que a Subaru conquista o prêmio “10 Best Engines”, do Ward’s. Os dois primeiros foram em 2004 e 2010, com o motor Boxer, quatro cilindros, 2.5 litros, turbo (“EJ25”); e o terceiro para o motor Boxer 2.0 litros, turbo, quatro cilindros (“FA20”), em 2013.
Desenvolvido pela Subaru para equipar os modelos esportivos de alta performance da marca, o motor Boxer “FA20”, 2.0 litros, turbo, com injeção direta, atinge a potência máxima de 268 cv a 5.600 rpm, com uma ampla curva de torque, chegando a 35,7 kgfm, entre 2.000 e 5.000 rpm, ao mesmo tempo em que favorece a economia de combustível.
De acordo com o júri do prêmio “10 Best Engines of 2015”, composto pelos editores do Ward’s, a motorização Subaru Boxer “FA20” se destacou dos demais 37 concorrentes por conciliar, de maneira única, elevada performance e eficiência energética.
“10 Best Engines of 2015” – Para concorrer ao prêmio “10 Best Engines”, do jornal especializado Ward’s, o motor ou conjunto propulsor deve ser totalmente novo ou ter passado, recentemente, por significativas alte raçõ es, resultado de um trabalho de reengenharia.
Os jurados avaliam as motorizações, levando em consideração atributos como: potência, torque, economia de combustível, nível de emissão de ruídos e vibrações, entre outros.
Subaru WRX – O Subaru WRX, que juntamente com o modelo WRX STI serão importados, com exclusividade, pela CAOA para o mercado brasileiro, a partir do primeiro semestre de 2015, foi criado para oferecer o máximo de performance, com tecnologia e segurança. Para isso, a Subaru realizou parte do desenvolvimento do WRX nas provas de rali e testou arduamente o modelo na exigente corrida 24 Horas de Nürburgring.
A combinação harmônica e ímpar entre design esportivo e um potente conjunto mecânico proporciona alto desempenho ao WRX. O motor Boxer 2.0 litros, turbo, injeção direta, com 268 cv de potência pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para proporcionar uma sensação mais esportiva nas trocas de marchas, ou automático Sport Lineartronic – com possibilidade de troca sequencial de marchas no volante -, oferece respostas rápidas e baixo consumo de combustível.
O prazer ao dirigir e a segurança são pontos que se destacam no modelo, que ainda conta com carroceria mais larga em relação à versão anteriormente comercializada, controle eletrônico de estabilidade com três modos de condução, chassi com maior rigidez e sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD).