Quatro modelos de demonstração Citroën C4 Picasso equipados com funções autônomas já percorreram 60 mil quilômetros em modo “hands off” * (sob supervisão do condutor) nas rodovias expressas da Europa desde o início dos testes, em meados de 2015.
Os objetivos prioritários desses ensaios são de analisar os diferentes aspectos da segurança de funcionamento dos sistemas e detectar situações potencialmente perigosas, ligadas às infraestruturas e aos usuários das estradas.
As diferentes situações permitiram uma evolução dos algoritmos de pilotagem e de inteligência embarcada de modo a garantir um comportamento seguro dos veículos autônomos do Grupo PSA.
O sistema de condução autônoma pôde assim alcançar um alto nível de confiabilidade em todas as situações.
Paralelamente, o Grupo PSA aprofunda os trabalhos ligados à segurança de funcionamento, juntamente com os institutos de pesquisa System-X e VEDECOM.
O Grupo também trabalha em colaboração com o CTAG (Centro Tecnológico do Automóvel da Galícia), na Espanha, sobre a validação das interações entre o condutor e o veículo autônomo.
No total, 10 veículos autônomos desenvolvidos pelo Grupo PSA estão sendo testados internamente ou pelos diferentes parceiros do Grupo.
Novos pedidos de autorização estão em curso para ampliar ainda mais os testes em estradas abertas e assegurar-se de que o veículo reage adequadamente em todos os casos encontrados.
Ao mesmo tempo, nas próximas semanas, o Grupo PSA dará início a novos testes com condutores não especializados no modo “Eyes off” (sem supervisão do motorista) sob a vigilância de engenheiros de teste a fim de avaliar a segurança em condições reais.
A partir de 2018, o Grupo PSA vai propor funções de condução automatizada – sob a vigilância do condutor – e, a partir de 2020, o condutor poderá, com as funções de condução autônoma, delegar inteiramente a condução ao próprio veículo.
(*) Os graus de automação do veículo autônomo são classificados em cinco níveis: “hands on”,”hands off”, “eyes off”, “mind off” e “driverless”.