Num mundo com aplicativos de carona, carros autônomos e compartilhamento de veículos, o que vai acontecer com os estacionamentos?
Para empresários do setor, a nova realidade que poderia significar a redução da atividade comercial, na verdade, se trata de uma grande oportunidade para quem souber investir na tendência, agregando serviços com as novas tecnologias.
No encontro das principais empresas do segmento de estacionamentos e garagens, organizado pela Abrapark nos dias 4, 5 e 6 de outubro em São Paulo, a conclusão foi de que haverá grandes transformações no mercado de automóveis.
O número de veículos na ruas sofrerá mudanças ainda incertas. A principal diferença é que, cada vez mais, o foco deixa de ser o carro em si, mas sim o serviço que ele oferece.
“As mudanças ocorrem num ritmo muito acelerado e as empresas mais do que nunca precisam enxergar a evolução do mercado. A tendência é que os automóveis fiquem cada vez menos tempo parados, o que aumenta a rotatividade”.
Empresários concordam que o estacionamento do futuro não pode ser apenas um local onde as pessoas param o carro. Deve ser o lugar que elas utilizam para compartilhá-lo e, no caso de um veículo autônomo, carregá-lo.
Durante os três dias do 5º Congresso Brasileiros de Estacionamentos, foram discutidos diversos outros assuntos, como o futuro da mobilidade urbana, a responsabilidade civil dos estacionamentos e arquitetura inovadora em garagens.
Também foi entregue o prêmio TOP Abrapark às empresas que se destacaram com cases inovadores em todo o país.