Na véspera do teste de colisão “carro contra carro”, do Global NCAP e do Latin NCAP, a Nissan anunciou que vai parar de produzir o modelo zero estrela Tsuru no México, em maio do ano que vem.
Em consequência desse anúncio, David Ward, Secretário Geral do Global NCAP, disse:
“Esta decisão de suspender a produção de um veículo tão inseguro é muito demorada. Faz três anos, o Latin NCAP fez o teste de colisão desse modelo, sendo seu resultado de zero estrela. A Nissan demorou bastante em reconhecer que a venda de automóveis de baixos padrões de segurança é inaceitável. Felizmente responderam às demandas do Latin NCAP e dos consumidores mexicanos para retirar o Tsuru do mercado”.
Teste de batida “Carro contra Carro” – The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) e o Global New Car Assessment Programme (Global NCAP) organizaram um teste de batida “carro contra carro” na sede do IIHS em Virgínia, EUA.
O teste foi realizado entre um Nissan Versa 2016, vendido nos Estados Unidos, e um Nissan Tsuru 2015, vendido no México. Ambos os veículos são fabricados no México e foram avaliados anteriormente pelo IIHS e pelo Latin NCAP respectivamente.
O Versa foi qualificado como “bom” pelo IIHS e, por sua parte, o Tsuru ganhou zero estrela para o ocupante adulto e para o ocupante infantil pelo Latin NCAP.
Depois do teste que implicou uma superposição de 50% na frente dos veículos e uma velocidade combinada de 80mph (129 km/h), o resultado demonstrou por que a Nissan deve parar, urgentemente, a produção do Nissan Tsuru.
Um motorista do Tsuru teria apresentado lesões de alta probabilidade de risco de vida, a batida, portanto, tem altas possibilidades de ter sido fatal, não tinha airbags e as principais estruturas colapsaram; comprometendo o espaço de sobrevivência.
David Ward, Secretário Geral do Global NCAP, acrescentou:
“Nosso primeiro teste de batida “carro contra carro” demonstrou, claramente, a importância de contar com regulações mínimas de segurança veicular. O México ainda não conta com essas regulamentações, e os Estados Unidos as aplicam há décadas. A falta de regulações pode gerar uma venda de carros muito insegura como o Tsuru. Todos os países da América Latina e do Caribe devem aplicar as Normas de Segurança Veiculares das Nações Unidas ou seu equivalente, onde couber, para que não existam mais veículos zero estrela”.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, comentou:
“Acho que a Nissan fez esse anúncio em resposta a nossa campanha, para que não sejam mais comercializados veículos qualificados com zero estrela no México e na América Latina inteira.
O teste de batida “carro contra carro” demonstrou por que esses veículos zero estrela deveriam ser retirados do mercado. Em abril desse ano, publicamos um relatório em que se atribuía ao Tsuru, ao menos, 4 mil mortes no México entre 2007 e 2012.
Apesar de parabenizarmos o anúncio da Nissan, por que devem esperar até maio de 2017 para parar a comercialização desse modelo tão inseguro?”.