Os novos modelos da Audi A5 e Q2 conquistaram notas máximas no teste Euro NCAP, confirmando posições entre os veículos mais seguros avaliados.
Isso é válido tanto para segurança no transporte de crianças e adultos, bem como para proteção de pedestres.
Sistemas emergenciais de freio foram introduzidos nos quesitos avaliados em 2016. O Audi Q2 vem equipado de série com esse mecanismo como parte do Audi pre sense front.
O sistema examina se outros veículos ou pedestres estão no caminho do veículo. Se uma colisão é iminente, ele alerta o condutor e, se necessário, inicia automaticamente a frenagem emergencial.
O novo Audi A5 Coupé e o A5 Sportback também conquistaram a nota máxima de cinco estrelas. Os dois modelos oferecem altos níveis de segurança no transporte de adultos e crianças, assim como boa proteção para pedestres.
O Audi pre sense city auxilia os dois modelos a evitar acidentes.
Na velocidade acima de 85 km/h, o sistema mapeia a via, identificando outros veículos e pedestres, por meio de uma câmera localizada no para-brisas, que tem o alcance de 100 metros.
Ao detectar uma possível colisão, o motorista recebe uma série de alertas e, se necessário, o carro inicia a frenagem máxima. Na velocidade acima de 40 km/h, acidentes podem ser completamente evitados dentro dos limites do sistema.
Em velocidades mais altas (acima de 85 km/h), alertas e intervenções por meio de frenagem reduzem os impactos que poderiam ser causados pela velocidade.
O Audi A5 oferece ainda uma extensa lista de sistemas de auxílio à condução, como o collision avoidance assist e o turn assist (sistema auxiliar para evitar acidentes e sistema auxiliar para manobras de cruzamento a trânsito contrário).
Enquanto o primeiro auxilia o motorista a contornar um obstáculo, o outro monitora o tráfego no sentido contrário quando o carro faz uma conversão em velocidade baixa.
Em uma situação de perigo, ele freia completamente o veículo, evitando uma conversão perigosa em caso da existência de carros no sentido contrário.
O Euro NCAP (sigla em inglês para New Car Assessment Program) tem avaliado desde 1997 a segurança de veículos por meio de testes de colisão.
Com o objetivo de simular um acidente em condições reais, ele tem contribuído para melhorar continuamente os requisitos de segurança dos carros.