A nova geração do sedã Lexus LS, que chega aos mercados europeu, americano e japonês no fim deste ano, oferecerá o que há de mais avançado em segurança por meio de dois sistemas – o Lexus Safety System + e o Lexus Safety System + A.
Com eles, a empresa visa, em última análise, a eliminação de acidentes de trânsito.
A 5ª geração do Lexus LS seguirá com a tradição de oferecer uma condução suave e poderosa, além de silêncio excepcional e conforto singular, que começaram com o lançamento da primeira geração desse sedã, que elevou o padrão dos automóveis de luxo no mundo.
Marca registrada da Lexus, o design foi um dos itens que receberam grande atenção nessa nova geração, com uma transformação ousada, devido à adoção de um novo estilo tipo cupê e tecnologias avançadas, ao mesmo tempo em que continua oferecendo um amplo espaço interno, adequado a um sedã de luxo.
Além disso, sua nova plataforma GA-L traz uma experiência de condução aprimorada.
Lexus Safety System + Como um representante emblemático da marca, o LS possui uma extensa aplicação de tecnologias avançadas de segurança, incluindo o pacote Lexus Safety System +, que é baseado no Conceito de Gerenciamento Integrado de Segurança.
Em vez de considerar as tecnologias e sistemas de segurança de forma individual, esta abordagem visa uma maior integração dos sistemas na busca por oferecer uma assistência ainda maior ao motorista em todas as situações.
Diversos recursos do Lexus Safety System + foram aprimorados no novo LS, incluindo o Sistema de Pré-Colisão (Pre-Collision System – PCS), Alerta de Troca de Faixa (Lane Departure Alert -LDA) e o Radar Dinâmico de Controle de Cruzeiro (Dynamic Radar Cruise Control).
Lexus Safety System + A No novo Lexus LS, o Lexus Safety System + é combinado ao Lexus Safety System + A, que oferece suporte avançado de pré-colisão e sofisticada assistência de condução.
O pacote Lexus Safety System + A inclui Assistência de Direção Ativa, que, como tecnologia de vanguarda, ajuda a prevenir colisões que não podem ser evitadas somente com o acionamento automático dos freios, e o Alerta de Tráfego de Cruzamento Frontal (Front Cross Traffic Alert – FCTA), projetado para alertar o motorista a respeito de possíveis colisões frontais em interseções.
Esses recursos, juntamente com o Lexus CoDrive, oferecem um alto nível de suporte em segurança veicular.
O sedã de luxo ainda vem com outras tecnologias capazes de oferecer mais informações aos ocupantes em um leque abrangente de situações, como notificações de status dos assistentes de segurança e o comportamento do carro durante o percurso via head-up display e o display de multi-informações.
Novas tecnologias de segurança ativa – Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Alerta de Pedestres e Assistente de Direção Ativa
Além do convencional sistema PCS, que previne colisões e reduz danos por meio de alertas, o novo LS é equipado com o Alerta de Pedestres, tecnologia inovadora que especifica a direção de um pessoa, e o Assistente de Direção Ativa, que pode controlar automaticamente a direção e os freios.
Com o Alerta de Pedestres, se há uma possibilidade de colisão à frente com uma pessoa, a presença do pedestre é mostrada em uma animação no grande head-up display colorido, contribuindo para o reconhecimento intuitivo do motorista.
O Assistente de Direção Ativa determina quando há alta possibilidade de colisão com um pedestre ou alguma estrutura continuada, como um guardrail por exemplo, e se o sistema entender que somente o freio não evitará o choque, ele aplicará o controle de direção automático, emitirá um alerta e utilizará os freios.
Lexus CoDrive, uma tecnologia de assistência de direção avançada – O Lexus CoDrive adiciona o Assistente de Rastreamento de Faixa (Lane Tracing Assist – LTA) às funções básicas do Dynamic Radar Cruise Control com o intuito de oferecer suporte alinhado às intenções do condutor.
Ao fornecer assistência de direção contínua em estradas com muitas curvas ou em engarrafamentos, o Lexus CoDrive coordena a exibição das informações no head-up display e na tela multi-informação, garantindo o máximo de suporte ao condutor.
Lane Tracing Assist (LTA) – O LTA fornece suporte para manutenção de faixa por meio do controle da direção quando o Controle de Cruzeiro Adaptativo estiver ligado.
Além da detecção da faixa de rolagem por meio de uma câmera, o rastreamento do caminho à frente possibilita assistência mesmo quando a faixa não pode ser reconhecida, como em um congestionamento quando a distância do carro à frente for muito reduzida.
Two-stage Adaptive High-beam System (AHS) – Com oito luzes de LED em cima e 16 embaixo (em cada lado), o sistema de feixe de luz alto adaptativo de dois estágios fornece iluminação ideal por meio do controle de acionamento separado de cada linha de LED, permitindo mais precisão no que se refere à potência e distância do feixe alto de luz comparado a um sistema tradicional de LED.
Com isso, melhora-se a visibilidade noturna e evitam-se efeitos de “cegueira” nos carros que cruzam o LS.
Front Cross Traffic Alert (FCTA) – O Alerta de Tráfego de Cruzamento Frontal ajuda a prevenir colisões em interseções por meio da detecção de veículos cruzando vias à frente.
Ele usa um radar frontal para alertar motoristas a respeito da direção de um veículo que está cruzando uma interseção.
Os alertas são exibidos no grande head-up display colorido e, caso o carro siga independentemente da presença do veículo que se aproxima no cruzamento, avisos também são emitidos por um alerta sonoro e pela tela de multi-informação.
Road Sign Assist (RSA) – O RSA adquire informações de sinais rodoviários usando uma câmera e mapas de navegação e, em seguida, as exibe nas telas de head-up display e de multi-informação do LS, reduzindo as possíveis falhas do motorista para reconhecer sinais e incentivando a condução segura.
Tecnologias de segurança ativa aprimoradas – A Lexus aprimorou ainda mais o desempenho dos sistemas de Pré-Colisão, Alerta de Troca de Faixa e do Radar Dinâmico de Controle de Cruzeiro no Lexus Safety System +, que já equipa um número crescente de modelos Lexus e é combinado ao Lexus Safety System + A no LS.
Sistema de Pré-Colisão (PCS) – Esse sistema detecta pedestres e veículos utilizando o poder de monitoramento combinado por meio de um radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular.
O PCS pode detectar ciclistas e pedestres, inclusive no período noturno e melhorou o desempenho de desaceleração durante a frenagem automática.
Alerta de Troca de Faixa (LDA) – O LDA ajuda a evitar a saída da faixa de rolagem.
Além de detectar as linhas da via rodoviária, agora também é capaz de perceber os limites entre asfalto e elementos como grama, sujeira e curvas por meio de avanços na capacidade de reconhecimento.
Assim, agora pode desempenhar as suas funções de alertar o motorista e controlar o volante mesmo em estradas que não possuem faixas de rolagem demarcadas.
Radar Dinâmico de Controle de Cruzeiro – Desempenho excepcional de reconhecimento básico foi garantido usando o radar de onda milimétrica recentemente desenvolvido e uma câmera com um alcance de reconhecimento avançado mais amplo.
Este sistema também fornece suporte para tornar a condução mais confortável, com aceleração suave no arranque e durante o percurso, oferecendo uma sensação de segurança para os ocupantes, e desaceleração suave no caso de uma rápida mudança na velocidade.
Outras tecnologias de segurança ativa – Suporte a frenagens de estacionamento (objetos parados, veículos ou pedestres que se aproximam na parte traseira)
Com o objetivo de reduzir os danos causados por acidentes no momento do estacionamento envolvendo outros veículos ou pedestres, além de paredes e outros objetos parados, os sistemas de suporte de frenagem de baixa velocidade foram integrados em um único pacote.
Adicionado aos já existentes Intelligent Clearance Sonar (ICS) e Rear Cross Traffic Freight Auto (RCTAB), é o primeiro freio para pedestre traseiro do mundo, que detecta pessoas usando uma câmera traseira e, no caso de uma possível colisão, ajuda a minimizar os danos usando alertas e controle de freio.
Monitor de visão panorâmica (com vista lateral e funções de visibilidade em curvas) – As visualizações laterais e de visibilidade em curvas foram adicionadas ao monitor de visão panorâmica, que suporta verificações de segurança periféricas.
A visão lateral produz uma imagem no monitor de 12,3 polegadas do LS, localizado no painel, como se fosse visto a partir de um ponto elevado na parte traseira do carro, permitindo que o motorista confirme mais assertivamente o espaço lateral ao cruzar com outro veículo em uma estrada estreita, por exemplo.
Quando a visão lateral está ativa, a função de visibilidade em curvas produz automaticamente uma imagem do veículo vista de trás, em um ângulo em consonância com a operação de condução durante as curvas, contribuindo ainda mais para a segurança dos ocupantes.