Levantamento feito pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, aponta que no primeiro semestre de 2017 dos 76 recalls de veículos realizados, 25 foram nos sistemas de airbag.
Um aumento de 78% em relação ao mesmo período de 2016 quando de 57 recalls registrados, 14 foram de airbags. Na quantidade total de campanhas de recalls de veículos o aumento foi de 30%.
Veículos afetados – Entre janeiro e junho deste ano as 76 campanhas de recalls de veículos atingiram um total de 1.199.170 automóveis, destes 618.392 (55%) tinham problemas com airbags.
No mesmo período no ano passado foram 911.702 veículos afetados, sendo 572.791 (62%) relacionados a airbag. O aumento no total de veículos foi de 30%.
O que é recall?
O recall é um chamado que as empresas fazem quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor.
O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes.
A medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que ‘O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança’.
O CDC determina que o fornecedor que verificar algum defeito após a colocação do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.
Além disso, qualquer pessoa pode comunicar o fornecedor, Procon ou demais autoridades sobre acidentes de consumo.
Todos os recalls devem ser amplamente divulgados em mídias de grande circulação. O Procon-SP divulga regularmente qualquer tipo de recall registrados e mantém em seu site um banco de dados. Veja aqui.