A Ford comemora em abril dois importantes marcos: a produção no Brasil de 80.000 motores de três cilindros e um ano de operação da moderna fábrica de Camaçari, Bahia. Pioneira na produção de motores no Nordeste brasileiro, essa unidade fabril é responsável pela fabricação do premiado motor 1.0 TiVCT Flex de 12V, que equipa a nova linha Ka e Ka+, principal sucesso da Ford hoje no mercado brasileiro.
Propulsor mais potente da sua categoria, ele é também o mais econômico do País no ranking do Conpet/Inmetro entre os veículos de última geração. Desenvolvido especialmente para a linha Ka, o 1.0 TiVCT Flex de três cilindros é um projeto global. Especialmente dedicada à produção desse motor, a unidade fabril é instalada no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari. É equipada com o estado da arte da tecnologia de manufatura e opera com os níveis mais altos de qualidade e eficiência.
“Desde a inauguração todo o planejamento estabelecido foi cumprido, com alta produtividade, dentro do mais avançado padrão de qualidade da Ford no mundo”, diz Milton de Oliveira Gil, gerente da Fábrica. “Ela foi especialmente preparada para oferecer a melhor ergonomia para o pessoal de operação e se transformar numa das unidades globais da Ford com o maior índice de segurança.”
A unidade também foi reconhecida este ano com o “President´s Health and Safety Awards”, prêmio de saúde e segurança da Ford que avalia o desempenho de todas as suas instalações no mundo. A fábrica tem uma área de 24.000 m2 e conta com as certificações ISO 14001 e ISO 9001, que atestam a sua excelência em gestão ambiental e de qualidade.
Motor 1.0 TiVCT 12V Flex – Entre as muitas inovações no segmento 1.0, o motor da Ford traz duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio “Ford Easy Start”, sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo e coletor de escape integrado ao cabeçote.
Conta também com um sistema de eliminação de vibrações que usa o desbalanceamento proposital da polia, em vez dos contrapesos tradicionais, para um funcionamento suave e silencioso. Todas essas tecnologias fazem dele o motor mais potente da categoria – com 85/80 cv – e também o 1.0 com ar-condicionado de menor consumo no ranking do Conpet/Inmetro.