Uma equipe de engenheiros da Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics – empresa responsável por sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).
Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP®), mas agora é possível ampliar a gama de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.
O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância – ambas as informações são necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado.
Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.
Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser causados por pneu murcho ou furado.
Além disso, o método indireto de monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um menor custo de implementação da tecnologia.
Além do desenvolvimento atender as demandas do programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).
O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.